Foto: Divulgação

Criado por Kim Bass – Irmã ao Quadrado – e produzido por Dan Schneider,Kenan e Kel narra o cotidiano dos dois amigos do título, moradores do subúrbio de Chicago, que sempre entram em uma encrenca, ou devido à ganância de Kenan (sempre a procurando faturar uma grana e conquistar uma garota) ou à burrice de Kel. E não havia limites para a confusão: comer uma bicicleta para ganhar ingressos para o jogo do Chicago Bulls (The Contest); suspeitar que a colega de classe é uma bruxa (The Chicago Witch Trials); fingir que são um casal – Kel se traja de mulher – para ganhar uma casa em um programa de TV (The Honeymoon’s Over) e roubar um macaco do zoológico (We Are The Chimpions) são alguns dos “causos” do sitcom que foi exibido entre 1996 e 2000, contando com 61 episódios e o filme Duas Cabeças Pensam Melhor do que Nenhuma, sobre o confronto da dupla contra o Cavaleiro Sem Cabeça.
Kenan (Kenan Thompson) é o cérebro das armações, sempre planejando para conseguir algo, seja dinheiro, mulher ou uma revistinha do herói Super Fedorento. A maioria de seus planos tende a começar certo, mas sempre surge o outro para por tudo a perder…
Pois Kel (Kel Mitchell) não é apenas atrapalhado, ultrapassando a barreira da maluquice. Kel tem grande parcela de culpa nos problemas que ambos entram. Como no episódio onde quebrou a televisão que seria sorteada em uma rifa (The Raffle) ou na história em que perdeu um bilhete de loteria no valor de 64 milhões de dólares (The Lottery). Apaixonado por refrigerante de laranja – em Whos Loves Orange Soda descobriu-se que o organismo de Kel ficou laranja devido o exagero na bebida – Kenan sempre utiliza o refresco como moeda de troca para convencer Kel a entrar em seus planos.
A família de Kenan também compõe o elenco fixo do programa: sua mãe, Sheryl (Teal Marchande); seu rabugento pai, Roger (Ken Foree), controlador de trafego aéreo que sempre sofre devido às confusões do filho e Kel – no episódio The Cold War, após ingerir um remédio que cura a gripe inventado pela dupla, cai no sono em pleno trabalho. Por fim, a irmã caçula de Kenan, Kyra (Vanessa Baden), apaixonada por Kel.
Além disso, há o chefe de Kenan e dono da mercearia Rigby’s, Chris Potter (Dan Frischman), um homem com baixa autoestima que mora com a mãe – sempre citada, mas nunca mostrada, seguindo o estilo da mãe de Howard em The Big Bang Theory. Alterna entre momentos de sanidade, piadas sem graça, histórias irrelevantes de sua vida, algumas maluquices e o estranho hobby de colecionar vacas de chumbo. A família de Kel nunca foi mostrada, mas ele revelou no dia de sua formatura, que seu pai é cientista e sua mãe, neurocirurgiã.
Todos os episódios da série se iniciam com um bate-papo entre os dois em frente à plateia que acompanha o show – algo tradicional nas sitcons estadunidenses – sempre dando pistas sobre qual será o tema do programa. O mesmo processo também ocorre ao fim do episódio, onde a dupla conta as consequências de suas trapalhadas, e Kenan faz uma lista coisas para Kel buscar, com objetivo de um novo plano.
E os pedidos são desde o astro da NBA Shaquille O’Neal a uma vaca – no episódio final da série, Tales from the clip, Kel traz todos os objetos pedidos (um ator fazia o papel de O’Neal e a vaca não era de verdade).
Kenan e Kel marcou uma geração, seja pelo carisma de seus protagonistas ou as diversas trapalhadas em que se metiam,. Claro que a dinâmica não é original, inspirada na famosa dupla Laurel e Hardy, mais conhecida no Brasil como o Gordo e o Magro. Kenan e Kel captou a comédia construída pelos humoristas e a atualizou para o cotidiano de dois jovens estadunidenses na década de 90. Saem os paletós e chapéus coco, entram as camisas de basquete e os cabelos com penteados extravagantes.
Como Laurel e Hardy, deixam saudade, mas sempre haverá momentos para “Ah, vamos nessa”!

Criado por Kim Bass – de Irmã ao Quadrado – e produzido por Dan Schneider,Kenan e Kel narra o cotidiano dos dois amigos do título, moradores do subúrbio de Chicago, que sempre entram em uma encrenca, ou devido à ganância de Kenan (sempre a procurando faturar uma grana e conquistar uma garota) ou à burrice de Kel. E não havia limites para a confusão: comer uma bicicleta para ganhar ingressos para o jogo do Chicago Bulls (The Contest); suspeitar que a colega de classe é uma bruxa (The Chicago Witch Trials); fingir que são um casal – Kel se traja de mulher – para ganhar uma casa em um programa de TV (The Honeymoon’s Over) e roubar um macaco do zoológico (We Are The Chimpions) são alguns dos “causos” do sitcom que foi exibido entre 1996 e 2000, contando com 61 episódios e o filme Duas Cabeças Pensam Melhor do que Nenhuma, sobre o confronto da dupla contra o Cavaleiro Sem Cabeça.

Pois Kel (Kel Mitchell) não é apenas atrapalhado, ultrapassando a barreira da maluquice. Kel tem grande parcela de culpa nos problemas que ambos entram. Como no episódio onde quebrou a televisão que seria sorteada em uma rifa (The Raffle) ou na história em que perdeu um bilhete de loteria no valor de 64 milhões de dólares (The Lottery). Apaixonado por refrigerante de laranja – em Who Loves Orange Soda descobriu-se que o organismo de Kel ficou laranja devido o exagero na bebida – Kenan sempre utiliza o refresco como moeda de troca para convencer Kel a entrar em seus planos.

Kenan e Kel marcou uma geração, seja pelo carisma de seus protagonistas ou as diversas trapalhadas em que se metiam. Claro que a dinâmica não é original, inspirada na famosa dupla Laurel e Hardy, mais conhecida no Brasil como o Gordo e o Magro. Kenan e Kel captou a comédia construída pelos humoristas e a atualizou para o cotidiano de dois jovens estadunidenses na década de 90. Saem os paletós e chapéus coco, entram as camisas de basquete e os cabelos com penteados extravagantes.