O espetáculo As Bodas de Kitry realizado pela Cia. Brasileira de Danças Clássicas se passa em um vilarejo em Barcelona e conta a história da própria Kitry, uma moça que, a mando de seu pai, deve se casar com Gamacho, um jovem rico mas esnobe. A moça tenta recusar o pretendente, pois está apaixonada por Basílio, um pobre barbeiro da aldeia. Então, eis que surgem as personagens Dom Quixote e seu escudeiro Sancho Panza, que acabam mediando a decisão e insistindo para que Kitry se case com seu verdadeiro amor. O espetáculo é a representação de uma das partes de um ballet maior, o Don Quixote de Ludwig Minkus.
Em meio a coreografias enérgicas que requerem uma técnica notável, os bailarinos encenam pequenas situações, chamadas de mis-em-scenes, que tornam o espetáculo mais divertido para o público.
Um dos pontos altos da apresentação é o figurino: para condizer com a força e sensualidade do ballet foram usadas cores fortes, como o vermelho e o preto, nas saias longas e bordadas das bailarinas e também em coletes, para os bailarinos.
Baseado no romance homônico de Miguel de Cervantes, o ballet Don Quixote teve sua primeira estreia no palco do Teatro Bolshoi, em Moscou, no ano de 1869, coreografado pelo hoje lendário Marius Petipa, e desde então vem sendo remontado por inúmeras companhias de dança em todo o mundo. Don Quixote também pode ser considerado um dos ballets mais difíceis de serem interpretados, pois sua real beleza está no contraste entre o grande vigor das coreografias e os momentos engraçados, que permitem um pequeno descanso aos bailarinos e uma salva de palmas por parte do público.
O espetáculo As Bodas de Kitry – Suíte do Ballet Don Quixote interpretado pela Cia. Brasileira de Danças Clássicas tem direção de Guivalde de Almeida e esteve no Teatro Sérgio Cardoso, São Paulo, até semana passada. Vale a pena prestar atenção notrabalho da Companhia.