INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar
 

Recife virou referência musical na década de 1990 graças à criação do mangue-beat, um movimento musical que incorpora diferentes estilos, como o rock, maracatu e até o punk. A banda principal do segmento, Chico Science e Nação Zumbi, levou a cultura nordestina para o resto do Brasil. Outra banda que também esteve presente nessa diáspora cultural foi o Mundo Livre S/A, em que Otto era o percussionista.

Após dois excelentes álbuns gravados com a banda, Otto iniciou uma carreira solo em 1998, sendo sua estreia o CD Samba pra Burro. Passados quatorze anos, o artista lança seu sexto disco, The Moon 1111.

Otto passeia pelo psicodelismo na excelente música que dá o título ao álbum, assim como na canção HDeus. O guitarrista Catatau é o principal responsável por esse “efeito” Pink Floyd no trabalho, sempre utilizando a alavanca da guitarra e efeitos com a pedaleira. Pode-se perceber também influência eletrônica em alguns trechos, como na música Exu Parade. Além do guitarrista, o baixo fica por conta de Dengue e a bateria é comandada por Pupillo, ambos da Nação Zumbi.

O maior destaque do álbum é a sabedoria com que a banda mistura músicas, quebrando sempre o tempo, controlando o ritmo e possibilitando a inclusão de passagens interessantes e muitas vezes inesperadas.

A faixa inicial, Dia Claro, possui um ritmo alegre e um bom refrão, contrastando com a triste letra. As músicas de The Moon 1111 ora falam do término do relacionamento – Otto recentemente se separou de um longo casamento -, ora são poesias, algumas até antigas da época de adolescente.

A dançante A Noite Mais Linda do Mundo foge da regra geral do resto das faixas, já que não se transforma, nem há quebra de ritmos ou experimentações. É bem construída e mantém o estilo meio anos 80, mas com um toque moderno.
Outro destaque positivo é o uso do violão na bela O Que Dirá o Mundo, que cria um clima pesado e angustiante, intercalando belos momentos de percussão, assim como o começo de Miss Apple e Zé Pilantra, que depois se transforma em guitarras distorcidas e, mais adiante, vira uma ótima música de MPB.

Com a mesma receita do álbum anterior, o Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos, Otto junta, modifica e transforma tudo em música da melhor qualidade. The Moon 1111 parece uma continuação de um trabalho e Otto finca seu som como um dos melhores profissionais nacionais. Vale lembrar que o cantor sempre se apresenta nos SESCs por um preço bem legal. Vale conferir!