INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

Por Lucas Gama, estagiário do Núcleo de Mídias Digitais

Uma boa série pode auxiliar muito no conhecimento do comunicador, principalmente com temas abordando diferentes situações que o profissional da área pode vivenciar. Estudantes ou interessados em ingressar nos cursos de comunicação acabam tendo oportunidade de se identificar com alguma das diversas possibilidades de atuação dentro do ramo.

Você tem noção dos desafios que um profissional de comunicação pode enfrentar? Então confira 5 dicas de séries sobre comunicação, para entender melhor como é a rotina de alguém que trabalha nas áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Rádio, TV e Internet.

The Newsroom, 2012 – 3 temporadas

O personagem Will McAvoy, interpretado por Jeff Daniels, é o âncora mais renomado do telejornalismo dos Estados Unidos. Logo, vive uma rotina muito dinâmica entre a redação e bastidores. Assim, acaba sofrendo alguns problemas internos e necessita utilizar a experiência de um jornalista e principalmente de um bom conhecedor da área, para reconquistar o seu espaço.

Para sentir o gostinho de situações que podem acontecer nos bastidores de um telejornal, The Newsroom é uma ótima opção! Além de Jornalismo, você tem contato com o universo de RTVI e de Relações Públicas.

The Morning Show, 2019 – 3 temporadas

Jennifer Aniston interpreta Alex Levy, apresentadora de um programa apreciado pelos americanos, o The Morning Show. Os bastidores esquentam quando Mitch Kessler (Steve Carell), seu companheiro de 15 anos é demitido, o que causa revolta na forte personalidade da televisão.

Sofrendo abuso de poder dos superiores, Alex demonstra ser uma mulher forte lutando para se manter no cargo e evitar que Bradley (Reese Witherspoon) a substitua como apresentadora.

Por fim, ao longo das três temporadas, a série sobre comunicação aglomera diversos desafios a serem superados.

3. Scandal, 2012 – 7 temporadas

Kerry Washington interpreta Olivia Pope, ex-consultora de comunicações da presidência e que após deixar a Casa Branca, protege a imagem das grandes personalidades norte-americanas. Ou seja, uma ótima profissional de Relações Públicas.

Durante as sete temporadas, fica nítido o trabalho de relacionamento com a imprensa e assessoria, além de todo suspense politico que engloba a série.

4. The Bold Type, 2017 – 5 temporadas

Para o público que ama Publicidade e Propaganda, aqui vão duas séries espetaculares que abordam a área. A primeira: The Bold Type!

Com um enredo descontraído, a série relata a história de três amigas que iniciam uma trajetória juntas na revista Scarlet Magazine. Jane, interpretada por Katie Stevens, trabalha como redatora e conta com Kat (Aisha Dee), diretora de mídias sociais e a assistente Sutton (Meghann Fahy), para intercalar a correria da redação e a vida agitada em Nova York.

Logo, a comédia dramática mostra uma forte relação entre marketing, empoderamento e causas sociais.

5. Mad Men, 2007 – 7 temporadas

Por último, mas não menos importante: Mad Men. A segunda série específica de Publicidade e Propaganda.

A agência Sterling Cooper conta com Don Draper, interpretado por Jon Hamm, um grande publicitário de Nova York dos anos 60 e que sabe administrar o seu trabalho com uma personalidade extremamente forte. Contudo, buscando mais clientes e crescer no ramo, a série mostra detalhadamente a rotina de uma agência de publicidade.

Desse modo, Mad Men: Inventando Verdades, é uma das melhores séries que mostra o cotidiano de um publicitário.

Curtiu? Sem spoilers para você aproveitar completamente as séries sobre comunicação. O universo de atuação é enorme, sendo possível aprofundar na profissão e ainda mais, se identificar com algumas das diversas possibilidades na área.

Por fim, se você tem interesse em vivenciar a Comunicação, o Vestibular 2024 da Cásper ainda estão com inscrições abertas! Saiba mais sobre todas as modalidades de ingresso clicando aqui. Vem ser Cásper!