O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade Cásper Líbero comemora 15 anos de existência neste ano e, para celebrar essa trajetória, será convidada para a Aula Magna do segundo semestre de 2021 e para a Conferência de abertura do 14º interprogramas a Profa. Dra. Ângela Cristina Salgueiro Marques, docente e pesquisadora do PPGCOM da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A professora atuou no Mestrado na Cásper, de 2009 a 2011, na linha de pesquisa hoje denominada Tecnologias, Organizações e Poder.

Profa. Dra. Ângela Cristina Salgueiro Marques

Profa. Dra. Ângela Cristina Salgueiro Marques

O tema abordado pela pesquisadora, Espaços, territórios e experiências em cenas de comunicação e dissenso na contemporaneidade, considera a complexa experiência comunicacional “permeada pelas práticas que configuram espacialidades, territorialidades, temporalidades e corporeidades e seus tensionamentos”, conforme analisa Ângela.

De acordo com a professora, ao mesmo tempo em que a nossa existência é atravessada por múltiplas territorializações e suas violências, buscamos limiares e passagens para interações e coexistência com o outro, com as diferenças. Esses são temas importantes à pesquisa em comunicação, já que “a construção de formas de vida possíveis por meio de desvios e derivas aproximam identidades, deslocam visibilidades e alteram vulnerabilidades”.

Para os docentes do PPGCOM da Faculdade Cásper Líbero, a participação da pesquisadora nesse evento comemorativo não só valoriza a trajetória do Programa, como também é um testemunho do intercâmbio de pesquisas e das relações afetivas que o mesmo estabelece com a comunidade acadêmica.

O evento ocorre no dia 23 de setembro, a partir das 19h, e será transmitido através do canal da Cásper no Youtube.

Clique aqui para conferir a programação completa do 14º Interprogramas e se inscrever como ouvinte nas sessões de apresentação de trabalhos ou para participação nas oficinas.