INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Ao longo do segundo semestre de 2021, a Coordenadoria da Pós-Graduação da Cásper promoveu aulas abertas ao público geral, a fim de oferecer debates gratuitos sobre o universo da Comunicação com profissionais conceituados da área e promover a vivência nos cursos de especialização. Foram mais de 10 encontros virtuais via Microsoft Teams, com debates pertinentes para a compreensão de novos mecanismos, teorias e práticas da Comunicação.

Confira os temas por curso.

Jornalismo em Plataformas Digitais

A Amazônia e seu papel geopolítico

Convidado: Piero Locatelli

Jornalista com doze anos de experiência na área de política e direitos humanos. Seu trabalho foi publicado em diversos veículos nacionais (UOL, CartaCapital, Folha de S. Paulo) e internacionais (The Intercept, The Guardian). Atualmente trabalha com pesquisas de cadeias produtivas na Repórter Brasil. É mestre em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (UFABC).

O dia a dia da prática do Jornalismo de Gastronomia

Convidado: Arnaldo Lorençato

Jornalista especializado em gastronomia. Há quase três décadas, atua como crítico de restaurantes e é editor-sênior de Veja São Paulo. Um dos criadores do guia anual Comer & Beber, do qual é editor, lançou o “Blog do Lorençato”, o podcast “Cozinha do Lorençato” e a série de receitas em vídeo “Lorençato em Casa”, além de fazer a curadoria do evento Feira dos Campeões. Fora do Brasil, colaborou com o livro “1001 Foods You Must Try Before You Die”, e é jurado da revista inglesa Restaurant, que elege os melhores restaurantes do mundo pelo ranking anual The World’s 50 Best. A convite do Itamaraty, ministrou conferências internacionais sobre gastronomia brasileira, uma em Moscou (2008) e outra em Roma (2013). Também é professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde cursa doutorado em Letras. Finaliza o livro “Restaurantes: História da Gastronomia Paulistana” (título provisório). A experiência na TV inclui ter sido jurado dos realities MasterChef, Pesadelo na Cozinha, Top Chef e Hell’s Kitchen.

Hiperlocal, dados e aplicativos: inovações no fazer jornalismo

Convidado: Cido Coelho

Jornalista, radialista e sociólogo. Especialista em mídias digitais e web. Teve passagens pelo Terra, Estadão, globo.com e TV Globo. Atualmente é jornalista no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) no portal de notícias SBT News; Integrante do Projeto Comprova, coalizão de 33 empresas de comunicação brasileiros que combatem a desinformação. Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo e doutorando em Biotecnociência na Universidade Federal do ABC (UFABC). Professor dos cursos de Comunicação na Escola da Indústria Criativa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

 

Audiovisual Transmídia

A inserção da narrativa transmídia no contexto da teledramaturgia brasileira

Convidada: Rosane Svartman

Formada em cinema e doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Rosane é diretora de cinema, escreveu peças de teatro e livros. Já na TV, é autora de séries e telenovelas. Na TV Globo foi a roteirista de “Malhação” (temporadas de 2012 e 2014), “Totalmente Demais” e “Bom Sucesso”.

Empreendedorismo Transmídia

Convidado: Luís Claudio S. Pereira

Comunicador social publicitário, pós-graduado em marketing, especialista em Economia Criativa e autor de América Latina 2051. Empreendedor de negócios transmídia. Para conferir mais informações sobre o autor e o case, clique aqui para acessar seu site.

A inovação digital na criação de conteúdo para audiovisual transmídia e seus desafios

Convidados: Vinicius Oppido e Felipe Marlon

Vinicius é mestre em artes pela Universidade Bournemouth e tem mais de 20 anos de experiência na criação de conteúdos. Felipe é formado em Economia pela USP e MBA pela PUC, e responsável pelo desenvolvimento de novos negócios multiplataforma. Ambos são sócios fundadores da PushStart, estúdio de inovação digital, gamificação e transmídia, com foco na criação de conteúdos e serviços com Games, Web, TV/VOD e Marcas. O mais novo projeto deles é o “Uau Animal”, exibido na TV Cultura e Futura.

Mercado de Formatos Audiovisuais

Convidado: Fagner Tavares

Formado em Rádio e TV, Fagner é um dos maiores criadores de formatos não-ficção do Brasil com mais 150 formatos televisivos como realiy-shows, game-shows, talk-shows, docu-realities, dating, programas de auditório, entre outros. Em 2010 funda a própria produtora de conteúdo: FEAP CONTENT. Em 2012 se torna um dos principais roteiristas da Rede TV, roteirizando mais de 350 programas de Luciana Gimenez, além de participar do “XFC” “Direito de Viver” e “Encrenca!”. Em 2016 transfre-se para o SBT como roteirista do programa “Eliana” roteirizando pautas e quadros de reality-show, game-show e outros gêneros. Em 2017 se torna chefe de redação e responsável pelo conteúdo do reality de turismo “Tô de Férias” se tornando uma das maiores audiências da manhã do SBT aos domingos e do canal norte-americano SONY às sextas. É membro da associação brasileira dos Autores-roteiristas – ABRA. Desde 2018 ministra cursos de roteiro compartilhando seus conhecimentos com os alunos.

Jornada Transmídia para a TV Aberta

Convidada: Bia Cioffi

Diretora de planejamento transmídia na Record TV, mas também jornalista e escritora. Seu primeiro emprego foi como repórter de economia, mas já atuou depois disso como editora de moda, música, beleza, cinema, tecnologia, gastronomia e a cobertura do dia a dia dos famosos. No meio das apurações, viu a notícia correndo com muito mais velocidade nas mídias sociais. Especializou-se – e segue se especializando – em conteúdo multiplataforma.

 

Marketing e Publicidade em Mídias Digitais

Reputação nas empresas e as novas tendências do ESG (ou ASG)

Convidado: Marcello Guerra

Diretor Geral da Somatório Inteligência, empresa com mais de 20 anos de atuação no segmento de pesquisa de mercado e informações de marketing. Especialista no desenvolvimento de pesquisas e estudos de mercado, baseados nas mais diversas abordagens metodológicas – das consagradas às inovadoras, sempre a serviços de uma proposta customizada e consultiva de informações de mercado. Bacharel em Administração de Empresas pelo Mackenzie, com pós-graduação e especializações pela ESPM, INPG e USP.

O futuro do trabalho e competências dos profissionais em um mundo conectado

Convidada: Cassiana Buosi

Fundadora da Lifelong Workers. Empreendedora multiserial pós-digital. Iniciou 2 redes de negócios e, hoje, energiza seu 3o projeto, a Lifelong Workers, após 20 anos de atuação na Volkswagen. Professora de pós-graduação da FEI. Apaixonada por Design, Futuros, Educação e Pessoas.

Convidada: Datise Biasi

Pesquisadora e especialista no tema Futuro do Trabalho e Novas Economias, co-fundadora do ‘Hub 528Hz’ e facilitadora de processos colaborativos e de autogestão. É facilitadora também da metodologia ‘Fluxonomia 4D’ – que reúne estudos de futuros e novas economias – e trabalha em rede com consultorias diversas voltadas à inovação, aprendizagem e transformação organizacional, como White Rabbit, teya, Knewin, Neuremotion e Electi Educacional.

 

Comunicação Organizacional

Prevenção e Gestão de Crises Empresariais

Convidada: Leila Gasparindo

CEO do Grupo Trama Reputale. Pesquisadora da ECA/USP e Mestre em Ciência da Comunicação pela mesma instituição. Atuou em diversos veículos de imprensa no Brasil até 1996 quando direcionou sua carreira para fundar a Trama. Acumula mais de 25 anos de experiência em Consultoria de Comunicação e Relações Públicas realizando o atendimento de empresas de diversos portes e segmentos nacionais e internacionais. Ministrou mais de 450 Media Training para empresários no país. Foi uma das fundadoras da Abracom Associação Brasileira das Agências de Comunicação. Autora de artigos e livros publicados na área de comunicação, marketing e inovação. É palestrante e aconselha diretamente presidentes de empresas. Ministrou mais de 450 Media Training para empresários no país É practitioner em Programação Neurolinguística.

Comunicação e Compliance: Cultura e reputação em pauta

Convidado: Reynaldo Goto

Chief Compliance Officer da BRF. Membro da Plataforma de Ação Anticorrupção e Coordenador do Comitê de Governança do Pacto Global da ONU. Membro do Board do FGV Ethics, Membro do Conselho do Pacto pelo Esporte e Membro da Comissão de Práticas Corporativas Responsáveis da OCDE.

Convidada: Rúbia Daniel

Especialista de Compliance BRF. Desenvolve ações e materiais de comunicação voltados para a cultura de Integridade e ações de apoio à implementação do programa de LGPD.

Avaliação e mensuração de impacto de projetos de responsabilidade social e Retorno Social do Investimento

Convidada: Camila Camargo

Doutoranda e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e bacharel em Relações Públicas pela mesma instituição. Professora colaboradora do lato sensu em Gestão Integrada da Comunicação Digital para Ambientes Corporativos (ECA-USP) e em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cásper Líbero). Integra o Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho e é Ad hoc do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas. É Gerente de Projetos do Instituto Saúde e Sustentabilidade e co-fundadora da consultoria Eixo Social.

Quer se especializar na área de Comunicação? Estão abertas as matrículas para os cursos de especialização da Cásper! Clique aqui para saber mais.