INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar
Apresentadora Barbara Fava | Crédito: Juliana Machado

Casperiana Barbara Fava | Crédito: Juliana Machado

Segunda casa dos Casperianos, a Paulista é o tema da próxima série da TV Gazeta. Cada episódio se desenvolve em um trecho da avenida, com uma narrativa que mescla informação, poesia e registros históricos. Quem conta essa história é Barbara Fava, formada em Rádio e Televisão pela Cásper Líbero e responsável por reportagem na Equipe Avançada, do Núcleo de Criação da Fundação.

Barbara é natural de Cuiabá – MT. Ainda em sua terra natal, a primeira opção para a graduação era o curso de Jornalismo. Foi folheando algumas revistas de faculdades, no segundo ano do Ensino Médio, que descobriu o curso de Rádio e TV, encantou-se com a grade curricular e decidiu seguir trilhando esse caminho.

Gravação da série | Crédito: Divulgação/ TV Gazeta

Gravação da série | Crédito: Divulgação/TV Gazeta

“Fiquei pesquisando faculdades e conheci a Cásper pelo Orkut. Aí eu fiquei fascinada por tudo, não sei, sabe quando se encaixa. Fui atrás de gente lá em Cuiabá mesmo para perguntar como era a faculdade, então decidi

estudar aqui”, ela conta, dizendo que sempre quis morar fora e que via na cidade de São Paulo uma oportunidade para aprender mais. A TV Gazeta e a Bateria da Cásper Líbero também somaram pontos na decisão.

Aprovada no Vestibular, a Casperiana aproveitou muito os quatro anos de faculdade. Frequentou várias festas, tocou durante dois anos na Bateria e desenvolveu diversos trabalhos com o apoio dos professores e da infraestrutura da instituição. Além disso, no 2° ano participou de um processo seletivo da TV Gazeta e começou a trabalhar na produção do programa Todo Seu, apresentado por Ronnie Von.

Sua próxima experiência foi na MTV, no programa Furo MTV. Na sequência, voltou para a Fundação como assistente de produção do programa Impedidos, desenvolvido pelo Núcleo de Criação para a TV Gazeta.

“Já estava de olho no Núcleo quando começou, demonstrei meu interesse e então surgiu uma vaga. Trabalhávamos com ficção mesmo, era muito legal, gostei muito. Tínhamos muita liberdade, conheci muitos figurantes, muitos alunos, sempre tive essa relação Gazeta – Cásper”.

Um tempo depois, Barbara quis ser repórter e demonstrou interesse para quando aparecesse uma oportunidade no Núcleo. Após quatro meses foi chamada para um teste, mas quem conseguiu a vaga foi outra colega. Já na Equipe Avançada, recebeu a notícia de que a repórter aprovada havia saído e então assumiu a reportagem na equipe.

“É o terceiro programa que estamos fazendo, o primeiro foi Amor Concreto, o segundo, Extremos da Cidade, e agora a série sobre a Avenida Paulista. Temos muito espaço para a criação, eu estou muito feliz, é onde eu queria estar. Sabe quando você corre atrás de alguma coisa e conquista, estou vivendo esse momento e gosto muito do que eu estou fazendo, se eu puder melhorar e crescer nisso vai ser muito legal”.

Para quem chegou em São Paulo com sua mãe e achou a Paulista assustadora, hoje apresentar uma série sobre a avenida mais famosa da cidade mostra a realização de muitos sonhos da Casperiana, que continua se desafiando.

E aqui vai uma dica da Barbara para os Casperianos: “Vai, arrisca, se é o que você quer. As pessoas vão te conhecendo e eu acho que a nossa área é muito isso, relacionamento, as pessoas lembram de você depois. Acho que eu podia ter feito até mais, mas me ajudou muito isso, de ir lá pedir, demonstrar interesse, não ficar guardado só pra você, falar mesmo, vale a pena”.

Assista ao primeiro episódio da série: