meninas-ed

Apresentadoras da edição de aniversário | Crédito: Julya Vendite

Em abril de 1996, o Edição Extra estreava na TV Gazeta. Idealizado pelo professor Ismael Pfeifer, o objetivo do programa era proporcionar aos alunos da Faculdade Cásper Líbero a oportunidade de produzir conteúdos telejornalísticos de verdade, exercitando e experimentando diferentes formatos de reportagem.

Transmitido todo primeiro domingo de cada mês, o Edição Extra é o único programa-laboratório do país veiculado em rede de televisão aberta. Durante trinta minutos é apresentado o material inteiramente produzido pelos alunos dos cursos de Jornalismo e de Rádio, TV e Internet da Cásper Líbero, que contam com o acompanhamento de monitores e a supervisão de professores da casa.

Ao longo dos anos, várias reportagens foram gravadas e muitos nomes deixaram suas marcas. Atualmente apresentadora da previsão do tempo em telejornais da Rede Globo, a jornalista Maria Júlia Coutinho – a Maju – foi monitora do Edição Extra. Atores internacionais como Matthew Lewis, dos filmes da série Harry Potter, e Paul Zallom, de O Mundo de Beakman, também já foram entrevistados por repórteres do programa. Além disso, uma matéria do Edição Extra foi exibida na íntegra no Provocações, da TV Cultura.

O tempo passou e duas décadas depois, em abril de 2016, o Edição Extra preparou um programa especial em comemoração ao seu aniversário. Com apresentação de Alessandra Petraglia, do 4º ano de Jornalismo, e Victoria Moreira, do 4º ano de Rádio, TV e Internet, foi ao ar uma homenagem que conta como foram esses primeiros 20 anos do programa.

Assista ao programa completo!