No último trimestre, os(as) alunos(as) da disciplina Produção de Conteúdos para Mídias Digitais, da Pós-Graduação em Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, colocaram a mão na massa e produziram o Inovajor, um projeto que mapeou, pesquisou e produziu conteúdos multimídia sobre iniciativas inovadoras de jornalismo em ambientes digitais. A plataforma está no ar em um site e tem canais nas principais redes sociais.

“O projeto Inovajor é uma possibilidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Ele enriquece a experiência acadêmica por ultrapassar as barreiras da classe e possibilitar que outras pessoas vejam, também, o conteúdo criado. Apesar de ser, originalmente, fruto de uma matéria da Pós-Graduação em Jornalismo, ele contribui igualmente para um aluno do curso de Transmídia, já que permite que várias mídias conversem”, explica a aluna Fernanda Silva.

“Em ambientes digitais cada vez mais voláteis, inovar em jornalismo é uma potente ferramenta de empatia, inclusão e resistência. Dessa forma, o Inovajor, durante a minha trajetória na Pós-Graduação, se transformou em um oceano de oportunidades – como um mergulho para além da conhecida superfície da Internet”, afirma a aluna Renata Barranco.

O objetivo do projeto foi promover uma experimentação do que os(as) alunos(as) haviam refletido em sala de aula com referências teóricas e de mercado. “Na primeira metade do curso, tivemos aulas mais expositivas. E na segunda metade, eles(as) puderam colocar em prática o conhecimento e testar as possibilidades de produção de conteúdos sobre tudo que vimos relacionado à inovação em linguagens, formatos e modelos de negócio”, explica a professora Michelle Prazeres.

Os(as) alunos(as) pesquisaram características inovadoras do jornalismo em ambientes digitais e analisaram iniciativas que apresentam estes aspectos. Com a pesquisa, produziram textos, imagens, vídeos e gráficos que foram publicados no site e nas mídias sociais do projeto. Em seguida, analisaram as métricas de engajamento. “Foi a primeira vez que realizamos o projeto e pudemos aprender muitas coisas para outras oportunidades futuras”, diz a professora. Acompanhe o projeto Inovajor no site, Instagram, Facebook, Twitter, SoundCloud e YouTube!

*Os conteúdos produzidos para o Inovajor são de responsabilidade integral dos(as) alunos(as) e não expressam a visão da Faculdade Cásper Líbero.

Saiba mais sobre os cursos de especialização da Cásper Líbero e conheça as novidades para 2020.