Pós-Graduação em Produção e Práticas Jornalísticas na Contemporaneidade

PRODUÇÃO E PRÁTICAS JORNALÍSTICAS NA CONTEMPORANEIDADE
(segundas e quartas-feiras)
1º semestre
(4 disciplinas)
2º semestre
(4 disciplinas)
3º semestre
(2 disciplinas + TCC)
1° Bim. 2° Bim. 1° Bim. 2° Bim. 1° Bim. 2° Bim.
Segunda-feira  

Atualidade do Pensamento Comunicacional

 

Pesquisa em Comunicação: Projetos para Academia, Mercado e Editais de Fomento Jornalismo e Entretenimento Laboratório de Inovação: Modelos de Gestão em Jornalismo e
Comunicação Organizacional
Imersão I Imersão II

Quarta- feira

 

Apuração e Reportagem

Produção de Conteúdo para Mídias Digitais Geopolítica e Economia Internacional Jornalismo de Dados

Descrição do curso

Este curso capacita o aluno para produzir e gerir conteúdo jornalístico a partir das demandas e rotinas do mercado atual. A formação inclui as diversas áreas de redação, as múltiplas plataformas de produção (impresso, internet, audiovisual), além de conteúdo teórico que contempla temas como imagem, infotenimento, geopolítica e jornalismo de dados, não deixando de lado modelos de gestão e empreendedorismo editorial.

Objetivos

  • Formar profissionais capazes de trabalhar com as novas fronteiras do jornalismo, atuando de modo integrado na criação e/ou gestão de conteúdo jornalístico para múltiplas plataformas;
  • Fornecer bases teóricas/conceituais compassadas com as necessidades de mercado atual de jornalismo;
  • Trazer ao aluno uma visão panorâmica das tendências do mercado jornalístico no mundo e no Brasil.

Público

  • Jornalistas e profissionais da comunicação que desejam se atualizar sobre as práticas e teorias contemporâneas do jornalismo;
  • Estudantes recém-formados de comunicação e áreas afins, interessados nos modelos de gestão e produção atuais do mercado jornalístico.

Disciplinas de aprofundamento

  • Apuração e Reportagem;
  • Produção de Conteúdo para Mídias Digitais;
  • Jornalismo e Entretenimento;
  • Geopolítica e Economia Internacional;
  • Laboratório de Inovação: Modelos de Gestão em Jornalismo e Comunicação Organizacional;
  • Jornalismo de Dados.

Disciplinas de imersão mercadológica

  • Jornalismo e Responsabilidade Socioambiental;
  • Atualidade em Estudos e Práticas Visuais.

Disciplinas comuns aos quatro cursos

  • Atualidade do Pensamento Comunicacional;
  • Pesquisa em Comunicação: Projetos para Academia, Mercado e Editais de Fomento.

Monografia – Plano de Comunicação – Orientação

O trabalho de conclusão de curso poderá ser desenvolvido em uma das seguintes modalidades:

  • Trabalho monográfico no formato estudo de caso, visando discutir e relacionar a prática jornalística com o embasamento teórico/experimental obtido durante o curso;
  • Trabalho experimental de modelo de gestão de um novo produto jornalístico em qualquer gênero (impresso, audiovisual, digital);
  • Trabalho experimental de um novo produto jornalístico em formato ainda não discriminado, mas sugerido e devidamente embasado teoricamente pelo aluno.

 

Formulário de Interesse