No início deste ano, foi lançado o e-book Tendências 2022: Decodificando as tendências da comunicação 4.0 com o público interno. O documento, de acesso gratuito, conta com as considerações de 20 especialistas sobre caminhos, provocações e soluções para o futuro da comunicação 4.0.
Alguns dos assuntos discutidos no e-book são a cultura voltada para uma reputação forte; diálogo e foco nas pessoas; liderança positiva e próxima; resultados e direcionadores estratégicos e transformação digital na comunicação com os empregados.
Entre os pesquisadores, profissionais e docentes participantes, está a Profa. Dra. Carolina Terra, da Graduação e do Mestrado da Cásper. Confira algumas considerações da docente e pesquisadora.
Como foi participar do desenvolvimento do e-book Tendências 2022?
Foi muito bacana, pois a SimplificaCI convidou vários autores, entre pesquisadores e profissionais de mercado, para abordar os desafios e as tendências da comunicação interna, um assunto que ganhou muita relevância nos últimos anos, sobretudo durante a pandemia.
Por que pesquisar as tendências da Comunicação?
Porque é preciso entender o que está ganhando visibilidade, o que está na boca das pessoas, o que fará sentido e impactará a forma como pensamos, pesquisamos, planejamos, executamos e avaliamos a comunicação.
Qual é a importância de discutir as transformações da comunicação interna?
Penso que a CI (Comunicação Interna) tenha passado de um papel acessório para um de protagonismo nos últimos anos. Tudo é comunicação! As organizações perceberam que a cultura interna transborda para fora! Se tivermos uma CI forte, estratégica e que faça sentido para o público interno, isso reverberará para o público externo e ajudará na construção de marca, de imagem e de reputação organizacionais.
Tem alguma dica para quem deseja atuar na área?
Aprimorar-se e atualizar-se sempre. Quem trabalha com comunicação tem que ter em mente que essa será sempre a nossa tônica: dinamismo, mudança, evolução, atualização e estudo constantes.