A professora Kátia Vanzini, do curso de pós-graduação em Comunicação Organizacional da Faculdade Cásper Líbero, que ministra a disciplina Comunicação Pública, participou com o capítulo “Marketing Digital e Comunicação Pública Governamental: reflexões e apontamentos para uma agenda de pesquisa” do e-book “Gestão da Comunicação Pública: Série Pesquisas. Estudos do IX Encontro Brasileiro de Administração Pública”, lançado dia 16 de março de 2023 pela Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e a Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP), no canal TVSBAP no Youtube.
O capítulo escrito pela professora tem como objetivo apresentar a reflexão sobre a necessidade de os profissionais envolvidos utilizarem as ferramentas e estratégias típicas do marketing digital, buscando dar visibilidade, alcance, engajamento e repercussão. No entanto, também é necessário o debate sobre o quanto tais estratégias podem ir de encontro aos princípios e pressupostos da Comunicação Pública: o interesse geral e a utilidade pública e o atendimento ao direito à informação, à comunicação e à participação. O texto sugere ainda caminhos de pesquisa para investigação mais ampla sobre o uso das estratégias do marketing digital e sua aplicação na Comunicação Pública Governamental.
O e-book marca um momento significativo: o nascimento do Grupo Temático “Gestão da Comunicação Pública”. A proposição do Grupo foi articulada por membros da Associação Brasileira de Comunicação Pública – ABCPública, interessados em aprofundar o debate na confluência entre os campos da comunicação e da gestão públicas. Os temas tratados são atuais e úteis: uso de mídias sociais, aplicação da linguagem simples, enfrentamento da Covid pelas administrações municipais, proteção de dados pessoais, comunicação com os servidores públicos durante o trabalho remoto na pandemia, distorções no processo comunicativo estabelecido entre o Estado e os cidadãos.
Kátia Viviane da Silva Vanzini é jornalista, doutora e mestre em Comunicação. Atualmente, atua como pesquisadora, consultora e professora de comunicação, assim também em estratégias de marketing digital. Associada junto à ABC Pública, foca seus estudos na área de comunicação pública governamental, organizacional e científica.