INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

Na última quinta-feira, dia 24 de setembro, a Faculdade Cásper Líbero recebeu a turma de 1965 do curso de Jornalismo que comemorava os 50 anos desde sua formação universitária. Além de personalidades como o organizador Luiz Antônio Maciel, Wilma Ary e Arcelina Publio Dias, o evento também contou com a participação do antigo diretor e professor da instituição, Erasmo de Freitas Nuzzi, e sua esposa, Neide.

O professor Erasmo, hoje com 96 anos, abriu o reencontro comentando sua paixão pela Faculdade Cásper Líbero e como é uma enorme satisfação rever seus alunos. Entre histórias e risadas, o docente narrou seu envolvimento com a instituição, desde os tempos que trabalhou como Secretário do Governador do Estado a sua formação com as melhores notas da turma, reconhecimento que lhe garantiu estudar na Universidade de Roma por alguns meses. Até que finalmente adentrou os corredores casperianos como docente de taquigrafia e jornalismo europeu.

No entanto, antes da quinta-feira à tarde, a turma havia se reunido na noite anterior na pizzaria 1900, no bairro da Vila Mariana. O organizador do evento, Luiz Antonio Maciel contou que “Comecei a programar tudo em junho desse ano, estava falando com alguns colegas e lembrei que fazíamos 50 anos de formandos. Eu vim aqui na Faculdade, na Secretária e pedi a relação das turmas de 1965/66, porque andávamos todos muito juntos. Algumas pessoas nós ainda tínhamos o contato, outras não. As moças foram mais difíceis de encontrar, porque quando se casaram, o sobrenome mudou. Mas, conforme fomos falando uns com os outros, o reencontro tomou forma”.

Vilma Amaro, jornalista que trabalhou no Jornal da Tarde e no Última Hora, relembrando sua época de universitária, atentou à disposição para política que a faculdade lhe proporcionou. “Foi um período em que eu pude concretizar meu sonho e interesse de participar ativamente da vida política, embora tenha sido na ditadura e tenha ocorrido muita repressão. Uma mudança que o professor Erasmo trouxe ao assumir a faculdade foi trazer mais democracia para o ensino acadêmico, o que ajudou bastante em nossa expressão”.

Jacira Cardoso, aluna da turma de 1966, mas que devido à amizade com seus veteranos participou da reunião, contou que as duas turmas foram as últimas a terem aula no antigo endereço da instituição: Rua da Conceição (atual Avenida Cásper Líbero), 58, 8º andar. Na época, o curso tinha duração de apenas três anos, medida que foi alterada apenas em 1963, como forma de legitimar o bacharelado em Jornalismo.

Outros presentes foram Valentim Saukas, que inclusive trabalhou por 10 anos no atual prédio da faculdade, tendo passado pelas redações da Gazeta e da Gazeta Esportiva; e Eliana Haberli. O diretor da Faculdade, Carlos Roberto da Costa, o vice-diretor, Roberto Chiachiri e a coordenadora de Jornalismo, Helena Jacob também parabenizaram estiveram presentes e parabenizaram os queridos Casperianos da turma de 1965.

DSC_3380

Professor Carlos Costa, Diretor da Faculdade e Prof. Erasmo de Freitas Nuzzi | Crédito: Beatriz Vecchi

DSC_3386

Encontro da turma de Jornalismo de 1965 | Crédito: Beatriz Vecchi