INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar
Icone do titulo
Icone do titulo

COMPETÊNCIAS ESTRATÉGICAS

Sobre o curso

A especialização contempla a demanda crescente do mercado de comunicação, que oferece diversas formas de atuação para este profissional através de campeonatos e eventos esportivos divulgados em diferentes meios de comunicação, dos tradicionais aos digitais. É integrada com a equipe de esportes da TV Gazeta e da redação do site Gazeta Esportiva, ampliando as dinâmicas sobre bastidores e o cotidiano de profissionais do segmento.

Ementas do curso
Ementa - Jornalismo Esportivo

Objetivos

Formar profissionais com habilidade de analisar o fenômeno esportivo e as suas relações com o jornalismo especializado em esportes; capazes de trabalhar com cobertura e produção de conteúdo jornalístico no meio esportivo, para atuar em redações ou nos bastidores, como assessorias de comunicação de atletas, eventos e instituições.

Aproximar o aluno do mercado de jornalismo esportivo, desenvolver um olhar estratégico sobre as tendências na área e oferecer as bases teóricas para aprofundar conhecimentos sobre as práticas no campo.

Propiciar experiências inovadoras em jornalismo esportivo e explorar exemplos e dinâmicas que abordem os bastidores e o cotidiano dos profissionais da área.

Público-alvo


  • Jornalistas e profissionais da comunicação com interesse em se atualizar e aprofundar conhecimentos e práticas sobre a cobertura e produção de conteúdos esportivos;

  • Recém-formados em comunicação e áreas afins, interessados em conhecer e se aprofundar em práticas do jornalismo esportivo;

  • Profissionais de outras áreas, como marketing, educação física, gestão e administração, entre outras, que desejem conhecer e aprofundar conhecimentos e práticas sobre jornalismo esportivo.


O egresso do curso “Jornalismo Esportivo” tem como principais caraterísticas:

  • Capacidade de interpretar as tendências sobre esportes e jornalismo esportivo no Brasil e no mundo, de modo a incorporá-las em sua prática profissional;

  • Dimensão ética sobre o campo e a atuação do profissional em Jornalismo esportivo;

  • Conhecimento sobre legislação e direito desportivo;

  • Atitude colaborativa e capacidade de trabalhar em equipe, inclusive com profissionais de diversas modalidades esportivas, equipes de TI, entre outras áreas afins;

  • Conhecimento sobre a diversidade de atuação do profissional na área;

  • Capacidade crítica sobre o fenômeno esportivo, as relações com o jornalismo e entretenimento;

  • Capacidade de inovar nas formas de criar e produzir jornalismo esportivo.

Período de Matrícula

Matrículas abertas para 2024! Previsão de início: Abril de 2024

Duração do Curso

18 meses (1 ano e meio)

Desconto

20% de desconto para quem se formou em 2023 na Cásper (válido para matrículas nas turmas de fevereiro, abril, agosto e outubro 2024);

15% de desconto para ex-alunos formados em outros anos, que não estão matriculados;

10% de desconto para filiados ao Sindicato dos Jornalistas;

15% de desconto pelo site Quero Bolsa, para as turmas de fevereiro, abril, agosto e outubro de 2024.

Importante: No próprio site do Quero bolsa - www.querobolsa.com.br - você encontrará mais informações referente a inscrição e taxa de adesão.
As inscrições estarão abertas assim que as turmas estiverem confirmadas.

Além disso, a Cásper possui convênio com algumas empresas. Para saber mais, entre em contato com a Secretaria de Pós-Graduação pelo telefone (11) 3170-5875 ou pelo e-mail [email protected].

Aulas

Terças e quintas-feiras - Das 19h às 23h.

Valor do Investimento

24 parcelas de R$ 1.859,64 ou 18 parcelas R$ 2.479,52 (o curso tem a duração de um ano e meio)

No início de cada ano letivo há reajuste nas mensalidades que são estipulados em conformidade com a lei vigente.

Confira o edital de mensalidade

Icone do titulo
Icone do titulo

Corpo Docente

Conheça os profissionais de Comunicação com vasta atuação que ministram as disciplinas e aproximam os cursos de especialização do mercado de trabalho.

Ver docentes
Imagem corpo
Icone do titulo

Matriz Curricular

  • O curso de “Jornalismo Esportivo” é integralmente presencial e tem duração regular de 18 (dezoito) meses. A carga horária total é de 360 (trezentos e sessenta) horas cursadas, distribuídas em 10 (dez) disciplinas, conforme sumariza a matriz curricular, a seguir:
    Terças e Quintas-feiras das 19:00 às 23:00
    1º Semestre (4 disciplinas) 2º Semestre (4 disciplinas) 3º semestre (2 disciplinas)
    1º Bim. 2º Bim. 1º Bim. 2º Bim. 1º Bim. 2º Bim.
    Ética, Legislação e direito desportivo Jornalismo especializado em esporte: locução, apresentação e reportagem Jornalismo e entretenimento na cobertura do esporte Formatos em Jornalismo esportivo na TV, Rádio e plataformas digitais Assessoria de imprensa em esportes Práticas de produção na cobertura esportiva
    Evolução do jornalismo esportivo brasileiro nas mídias Marketing Esportivo Cobertura jornalística em eventos esportivos Jornalismo de dados no Esporte
    As dez disciplinas presentes na matriz curricular em “Jornalismo Esportivo” estão voltadas à formação específica, algumas especialmente à prática jornalística, considerando as demandas cada vez mais exigentes e dinâmicas do mercado profissional.
Icone do titulo

Contexto




A pós-graduação lato sensu em Jornalismo Esportivo é um dos novos cursos pensados a partir de pesquisas e das perspectivas profissionais promissoras na área. Está em sintonia com a missão e os valores institucionais e com vocação na área da Comunicação, particularmente na de Jornalismo. O curso integrado com a equipe de esportes da TV Gazeta e do portal Gazeta Esportiva traz características pioneiras e reverenciadas no meio profissional e acadêmico, além de propiciar ambiência e experiência pedagógica diferenciada.





Michelle Giannella, Celso Cardoso e Flávio Prado no estúdio do programa Gazeta Esportiva, da TV Gazeta





Suplemento A Gazeta – Edição Esportiva



Jornal A Gazeta



A Faculdade Cásper Líbero faz parte de um complexo de Comunicação que inclui TV, Rádio e Internet, reconhecido como referência na produção de jornalismo especializado em esportes. Foi sob a administração do jornalista Cásper Líbero que o jornal “A Gazeta” criou em 1918 uma pequena coluna, voltada ao segmento esportivo, intitulada “Gazeta Esportiva”. Com a sua popularização a coluna se transformou em suplemento em 24 de dezembro de 1928, denominado “A Gazeta – Edição Esportiva”.







Cásper Líbero, idealizador da Corrida Internacional de São Silvestre



Em 10 de outubro de 1947, quatro anos após a morte de Cásper Líbero e sob a gestão de Carlos Joel Nelli, o suplemento tornou-se um jornal diário. Nasceu, assim, “A Gazeta Esportiva”, já apoiada no sucesso de diversas provas esportivas promovidas por “A Gazeta”, como a Corrida de São Silvestre e a Prova Ciclística Nove de Julho que foram criações de Cásper Líbero e são realizadas atualmente pela Fundação Cásper Líbero. A cobertura ampla de todas as modalidades esportivas tornou “A Gazeta Esportiva” o mais completo jornal esportivo do país, com prestígio em território nacional e no exterior.












Taça entregue ao vencedor da Corrida Internacional de São Silvestre



O jornal “A Gazeta Esportiva” circulou diariamente entre 10 de outubro de 1947 e 19 de novembro de 2001, somando 27.162 edições impressas. O jornal foi reverenciado por ídolos como Ademir da Guia, Basílio, Muller, Pepe e José Roberto Guimarães pelos 70 anos de seu primeiro número diário. Portanto, uma das maiores contribuições de Cásper Líbero ao esporte brasileiro é “A Gazeta Esportiva”.


As mudanças tecnológicas e o espírito inovador de Cásper Líbero inspiraram a criação em 13 de novembro de 1998 do site “Gazeta Esportiva.net”, que assumiu todo o acervo do periódico impresso. No dia 20 de novembro de 2001, com o fim das publicações diárias do jornal “A Gazeta Esportiva”, todas as informações e serviços na área esportiva foram transferidos para o portal www.gazetaesportiva.com.







Portal Gazeta Esportiva



O site Gazeta Esportiva, como a face contemporânea de seu antecessor impresso, consagrou-se como um dos mais importantes portais eletrônicos sobre esporte no Brasil e tem uma capacidade de cobertura que abrange como foco principalmente o futebol, em campeonatos estaduais, nacionais e internacionais.


Esse histórico de grandes realizações no esporte aponta para uma vocação que há tempos se expressa em cursos livres, em disciplinas especializadas na graduação e agora, como curso de especialização no lato sensu.


A oferta de um curso de especialização lato sensu em Jornalismo Esportivo, em um dos endereços de maior referência na prática do jornalismo especializado em esporte no Brasil e no ensino de jornalismo neste país, torna o prédio da Gazeta e da Faculdade Cásper Líbero, na avenida Paulista, 900, um marco para quem quer conhecer um pouco mais da história de São Paulo, do esporte e do jornalismo.





Venha fazer parte da Paulista 900

MUITO ALÉM DA SALA DE AULA

Icone Capelo

A Faculdade oferece, em quatro andares do prédio da Fundação Cásper Líbero, uma estrutura educacional equipada com a Biblioteca Prof. José Geraldo Vieira, que conta com um acervo de 49.000 livros, 580 periódicos, 4.270 filmes em uma área de 625 m²; as ilhas de edição, equipadas com softwares específicos de edição de áudio e vídeo; os laboratórios de rádio com revestimento acústico; os laboratórios de TV, de foto digital, laboratório fotográfico e laboratórios de informática equipados com computadores das linhas PC e Apple; uma quadra poliesportiva; a Sala Aloysio Biondi e o Teatro Cásper Líbero.

A instituição mantém contratos ativos com os principais fornecedores de software relacionados à comunicação. Dentre eles, Adobe, Sony e Axure. O aluno também pode contar com os produtos da Microsoft, como pacote Office e E-mail.