Perfil Helena Jacob

Por: Caroline Poltronieri, aluna do 4º ano de Jornalismo

Mulher multitarefa

IMG_7753Estava quase chegando na sala da Coordenadoria de Jornalismo, quando a Prof. Helena Jacob surgiu apressada no corredor, quase nos esbarramos. Sempre correndo, ela precisa dividir seu tempo entre a coordenação do curso de Jornalismo, e as aulas na Faculdade Cásper Líbero e na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap). Além disso, a partir de agosto deste ano, ela fará parte do quadro de docentes do curso de pós-graduação em Jornalismo. Ter um horário livre na agenda é tão difícil que em quinze minutos de conversa, a professora repetiu doze vezes que precisa de mais tempo para realizar todos os seus projetos.

Helena é formada em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e possui mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Sua pesquisa sobre Comunicação e Alimentação já lhe rendeu diversos artigos sobre a linguagem fitness, a linguagem da gastronomia e da culinária e a relação dessas linguagens com o nosso sistema cultural. Para isso, ela também participa de encontros do Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares (Genta) e de diversos congressos sobre alimentação. Ainda neste ano, Helena terá um capítulo escrito sobre a Comunicação do Alimento publicado em um livro sobre Comunicação e Saúde, que será organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os alimentos também têm um papel importante nas horas de folga da professora. Quando não está trabalhando, Helena gosta de ficar em casa e cozinhar pratos diferentes para a família.

Como integrante do grupo de pesquisa Espaço-Visualidade/Comunicação-Cultura (ESPACC), a professora escreveu um dos capítulos do livro “Cidade, entre mediações e interações”, que foi lançado neste ano, em formato e-book, pela Editora Paulus. O próximo projeto em conjunto com o grupo será um livro sobre Comunicação e Política, que deve ser lançado até 2018.

Assim que tiver um tempinho, Helena deseja iniciar sua pesquisa de pós-doutorado. “Meu ideal de pesquisa é pegar amostragens de grupos de pesquisa e tentar entender, por exemplo, como é que as redes sociais influenciam no modo como as pessoas comem se alimentam”.

Seu próximo desafio, no entanto, será lecionar a disciplina de Jornalismo em Ambientes Digitais do curso da pós-graduação em Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. O foco será abordar a produção de conteúdo nas mídias digitais. “Trabalhar na pós com essa disciplina vai ser desafiador, mas casa muito com o que eu tenho pesquisado e, até mesmo com o encaminhamento com algumas pesquisas do meu grupo. E vai ser um desafio muito bom trabalhar isso na pós”.