INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar
Ícone do título

Textos Completos 2013


[sidebar name=”interprogramas”]


9º Interprogramas – 2013



Anais completos do 9º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero


(São Paulo-SP, 22 e 23 de novembro de 2013)


Textos originais como enviados pelos/as autores/as




  • 22 de novembro


Mesa 1 – Comunicação e Cibercultura


Moderadores: Prof. Dr. Edilson Cazeloto e Prof. Dr. Jorge Miklos


A cobertura política no webjornalismo: um estudo de caso da cobertura política nas eleições municipais 2012 em Palmas – Tocantins

Malena Araújo Mota


Análise crítica entre etnografia e netnografia: métodos de pesquisa empírica

Cláudia Siqueira César Tafarelo


O poder do conhecimento

Cristina Maria Golhiardi Malaquias


Midiatização e juventude: novas configurações das relações sociais a partir da utilização do Facebook

Ilana Camurça Landim


Dromologia, dromocracia no contexto da civilização cibercultural: a velocidade como imperativo da vida social

Mario Finotti Silva


Ecos do Xingu: uma reflexão semiótica sobre a repercussão da usina de Belo Monte nas redes sociais conectadas

Renato Martinelli


“Sou visto, logo existo”: extimidade e o imperativo da visibilidade mediática na civilização cibercultural

Mairê de Miranda Oliveira Vaz




 


Mesa 2 – Linguagens e Tecnologias Digitais


Moderadores: Prof. Dr. Roberto Chiachiri e Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias


Campanhas públicas, prospect theory e neurociências cognitivas: uma reflexão transdisciplinar


Diogo Kawano


A lógica peirceana no ato criativo de David Nebreda: uma análise fenomenológica

Rodrigo Antunes Morais


Técnicas de produção publicitária em campanhas eleitorais: análise das ações de Nicolás Maduro como candidato nas eleições de 2013

Flávio Ferreira


Concepções e usos: um mapeamento da produção acadêmica recente sobre a relação das ONGs com a cultura

Marcia Maria Ximenes


Gestão mercadológica de faculdades no Brasil: o estudo de caso da avaliação de retorno de investimentos em comunicação na FNC

Sergio dos Santos Clemente Júnior


Resignificação de produtos midiáticos: a manipulação digital da imagem publicitária

Marcel Votre


Complicações das descomplexificações na comunicação: uma reflexão sobre o ensino a distância

Ana Lúcia Diana




 


Mesa 3 – Comunicação e Cultura do Ouvir


Moderadores: Prof. Dr. José Eugenio de O. Menezes e Profa. Dra. Mônica R. Ferrari Nunes


Radiodramaturgia em diferentes gêneros de produção: por um novo senso de audição

Guilherme Udo


Velocidade e biorritmo: a possível adaptação do ser humano aos ritmos sociais velozes

Natália Constantino Diogo


Sound studies no cinema: panorama da produção bibliográfica dos anos 1970 até o final do século XX

Bernardo Marquez Alves


A Internet segundo a teoria do rádio

Antonio Sergio Lacarte


História do rádio: memórias radiofônicas de idosos numa perspectiva educomunicativa

Michel Carvalho da Silva


A estética e o tempo no rádio: vínculos e sincronizações na Rádio Sulamérica Trânsito

Raquel Rieckmann Traldi


O uso de elementos sonoros em performances de rádio nos anos 1940 e shows de vocaloides na atualidade

Vera da Cunha Pasqualin




 


Mesa 4 – Narrativas Contemporâneas


Moderadores: Prof. Dr. Dimas A. Künsch e Profa. Dra. Monica Martinez


Do cuidado de si à normalização dos corpos: reflexões sobre o jornalismo especializado em saúde de uma perspectiva (pós)foucaultiana

Juliana Loureiro de Oliveira


A invenção do eu pelo outro: narrativas midiáticas em primeira pessoa sobre transtornos psiquiátricos

Isabela Machado de Oliveira Fraga


O ladrão e o repórter: a construção simbólica do lendário ladrão Gino Meneghetti em textos do jornalista Marcos Faerman: marginal-herói

Guilherme Azevedo


Livros demais, editores de menos: os impactos das novas tecnologias e do surgimento dos grandes conglomerados editoriais no trabalho do editor

Luciana Félix Macedo


Discurso, interdição e liberdade de expressão: o politicamente correto e suas articulações com a comunicação social

Nara Lyra Simões Caetano Cabral


A narrativa das galerias de fotos na representação da crise do governo paraguaio

Luciana Pelaes Rossetto


Hit et nunc: aproximações entre os ideais nazistas e as políticas imigratórias

Eliane de Oliveira




 


Mesa 5 – Comunicação e Cultura Visual


Moderadores: Profa. Dra. Dulcília H. S. Buitoni e Prof. Dr. Wagner Souza e Silva


Revista seleções do Reader’s Digest (1943): a representação da mulher, um discurso em construção

Lérida Gherardini Malagueta Marcondes de Mello


World Press Photo e o efeito-verdade no fotojornalismo

Edson Rossi


O humor gráfico e a democracia multirracial: a representação do presidente sul-africano Jacob Zuma no traço de Zapiro

Renata de Paula dos Santos


Astrologia & narrativas do céu

Ana Cristina Vidal de Castro


O antropomorfismo nos quadrinhos adultos: personagens e narrativa

Diego Emmanuel de Kerchove de Denterghem


Imaginário midiático: uma análise da reciclagem simbólica das celebridades

Marcia Boroski


De Hogwarts a Paraisópolis: leituras de Harry Potter – discurso e recepção da obra num contexto de capitalismo periférico

Marco Polo Ribeiro Henriques




 


Mesa 6 – Jornalismo e Imagem


Moderadores: Profa. Dra. Simonetta Persichetti e Prof. Dr. Carlos Costa


Agente do tempo: a sistematização do passado no jornal do Brasil nos anos 1960

Alice Melo


Debate político e comunicação de massa – uma análise do conceito de esfera pública na imprensa brasileira

Rachel De Rosso Buzzoni


Infografia interativa na redação: o processo de produção no Diário do Nordeste à luz da teoria do jornalismo

William Robson Cordeiro


O ônus da agilidade no jornalismo online

Bruno Peixoto Deiro


Os grandes mestres em exposição na sua casa: uma análise da coleção Folha grandes pintores brasileiros

Natália Favrin Keri


Princípios editoriais e a cobertura do Jornal Nacional sobre os preparativos para a Copa do Mundo e Copa das Confederações no Brasil

Bruno da Silva Tavares


Aplicações da narrativa multimídia e do webjornalismo em revistas on-line

Ana Carolina Giarrante




 


Mesa 7 – Comunicação e Política


Moderadores: Prof. Dr. Cláudio Novaes P. Coelho e Profa. Dra. Maria Goretti J. Sobrinho


A rede simbólica da identidade nacional: mito e representações sociais

Gustavo Carbonaro


Democracia na cibercultura: a incomunicação na Internet entre deputados e cidadãos no estado do Piauí

Deusiney Robson de Araújo Farias


A imagem contemporânea e a construção do personagem politico nas eleições municipais brasileiras de 2012

Deysi Oliveira Cioccari


A manifestação dos números no discurso jornalístico

Olívia Horta Bulla Piedade


O Ethos discursivo na política mauaense e o apelo religioso

João Leandre Jorge


Transparência na cibercultura: perspectiva brasileira por meio da análise do Portal da Transparência do Governo Federal

Vâner Lima Silva


A renúncia fiscal e os entraves à liberdade de produção artística

Vinicius Mizumoto Mega







  • 23 de novembro


Mesa 1 – Comunicação e Cibercultura


Moderadores: Prof. Dr. Edilson Cazeloto e Prof. Dr. Jorge Miklos


As redes sociais e a formação de um novo modelo de sociedade

Isis Nalba Albuquerque Cardoso


Smart Mob

Liliane Aparecida Pellegrini Pereira


O tênue limite entre a personalidade e seu duplo: o incêndio da boate Kiss através do perfil fake Dilma Bolada

Simone Faustino da Silva


Ambiências religiosas na cibercultura: a igreja evangélica luterana no cyberspace

Marcos Francisco Stahl


Mídia e terceira idade: a relação entre as novas tecnologias e os alunos da universidade aberta à terceira idade da Uniso

Ana Paula dos Santos


Da internet encantada ao discurso polifônico

Pedro Arthur Nogueira


Religião no cyberspace: cultura do imaterial e estética classicista no portal Arautos do Evangelho

Flávia Gabriela da Costa Rosa Amaral


Dupla imersão e fusão de realidades no Cartola FC: o jogo em três ambientes e a mistura entre o físico e o digital

Rafael Reis




 


Mesa 2 – Linguagens e Tecnologias Digitais


Moderadores: Prof. Dr. Roberto Chiachiri e Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias


A relação do cego e o consumo: uma análise dos processos de recepção de mensagens de comerciais de televisão por pessoas com deficiência visual total

Catherine Haase


Pressões e resistência: mercado e identidade dos idosos a partir do consumo da e na web

Diego Antonio de Oliveira


A força das imagens numéricas

Thatiana de Souza Lino


O demônio na tela: o discurso escatológico e o triunfo do mal como estratégia de persuasão

Luciano Martins Costa


A criatividade como fator chave para o sucesso de uma campanha: um estudo do comercial Pôneis Malditos, da Nissan

Fabio Ramos Melo


Estratégias midiáticas do turismo no Ceará: massivo x comunitário

Fernando José Sousa da Silva


Reflexão sobre comunicação, consumo e supermercados virtuais

Osmar Renato de Barros Siqueira


Influência do signo interpretante na expressão sociocultural do ambiente de um videojóquei

Guilherme Cestari




 


Mesa 3 – Comunicação e Cultura do Ouvir


Moderadores: Prof. Dr. José Eugênio de O. Menezes e Profa. Dra. Mônica R. Ferrari Nunes


Devoção na rede: o ciber-círio

Ariana Nascimento da Silva


O Plano Ceibal e a constituição de ambientes de comunicação

Helena Maria Cecília Narrete


Os gestos dos papas na cultura da mídia

Maria Cristina Angelini


A comunicação e a nova identidade do corpo: o paciente no contexto da unidade de terapia intensiva

Verusk A. Mimura


O imaginário como vínculo: do sagrado no espaço ao midiático sagrado

Tereza Carla Souza Pereira


Comunidade estética e cultura do fã na banda cover

Bruno Maia de Alencar


O samba caipira como processo comunicacional

Jéssica de Almeida Bastida Raszl


A credibilidade do ruído no radiojornalismo

Paulo Borges


O cinema como música em Eisenstein

Mariana Telles d’Utra Vaz




Mesa 4 – Narrativas Contemporâneas


Moderadores: Prof. Dr. Dimas Künsch e Profa. Dra. Monica Martinez


A magia dos contos de fada e sua apropriação pela mídia

Carolina Chamizo Henrique Babo


A websérie como cápsula estilística: os recursos expressivos comprimidos em uma webnarrativa juvenil de ficção científica

João Paulo Lopes de Meira Hergesel


Liderança e construção de sentidos na organização: a comunicação dialógica

Viviane Mansi


Comunicação organizacional e interação: configurações potencializadoras de sentidos nos cenários organizacionais

Jean Felipe Rossato


Desafios da comunicação no processo de crise organizacional: o caso Playcenter

Anelisa Maradei


Comunicação ambiental como estratégia organizacional

Carlos Roberto de Oliveira


Estratégias de relacionamento das organizações com a imprensa para o fortalecimento da reputação corporativa

Tânia Oliveira Pereira




Mesa 5 – Comunicação e Cultura Visual


Moderadores: Profa. Dra. Dulcília H. S. Buitoni e Prof. Dr. Wagner Souza e Silva


A personagem feminina nos games do século XXI: uma análise dos 20 jogos mais vendidos de 2011

Artur Palma Mungioli


Anita Ramos e a página feminina do Correio Paulistano: uma pioneira jornalista do cinema e da imprensa feminina paulista

Bruno Domingues Micheletti


A mulher na presidência e na mídia: uma análise da representação de Dilma Rousseff nas charges jornalísticas

Cristiane dos Santos Parnaíba


A deficiência física nas revistas Veja, Época e ISTOÉ: um estudo da recepção

Tancy Costa Mavignier


Atuação e inovação: as transformações comunicacionais na atuação de atores dos palcos para a televisão

Wellington Dias de Melo


Apocalypse Now: nuances da não ficção literária no cinema

Gisele Krodel Rech


O dualismo cidade e campo em central do Brasil: uma análise da reelaboração da identidade nacional à luz das teorias pós-modernas

Cyntia Gomes Calhado


Teoria ator-rede: algumas questões sobre análise em artes

Leonardo Ferreira




Mesa 6 – Jornalismo e Imagem


Moderadores: Profa. Dra. Simonetta Persichetti e Prof. Dr. Carlos Costa


Intermidialidade no fotolivro de Boris Kossoy: tradução, combinação e referência midiáticas

Ana Paula Vitorio da Costa


Infotenimento nos programas femininos da televisão aberta brasileira: a informação tratada como mercadoria

Gaya Cristina de Campos Machado


O fotógrafo visto pelo conto “As babas do diabo” de Júlio Cortázar e pelo filme “Blow-Up” de Michelangelo Antonioni: uma comparação

João Knijnik


A apropriação de imagens fotográficas da Guerra Civil Espanhola na capa de livros

Maria A. (Dyda) Monteiro Bessana


A duplicidade em Kieslowski: um estudo sobre sequências do “Decálogo 5 e 6”, e suas extensões em “Não matarás” e “Não amarás”

Humberto Hokama


Distribuição cinematográfica e filme de nicho – a distribuição de “3 efes”

Maria Cristina Couto


A mídia à luz da teoria psicológica comportamental: um estudo comparativo entre a TV e a internet

Amanda Bastos Mareschi Aggio




 


Mesa 7 – Comunicação e Política


Moderadores: Prof. Dr. Cláudio Novaes P. Coelho e Profa. Dra. Maria Goretti J. Sobrinho


O uso e a apropriação da comunicação audiovisual pelos jovens do assentamento rural Barra do Leme

Maria Evilene de Sousa Abreu


Comunicação e a Lei da Imprensa na sociedade brasileira

Christian Felipe Tavares Marques da Silva


O sentido do sofrimento: narrativas midiáticas da corrupção política

Fernando Velasco


Convergência de mídias: o receptor como protagonista do processo comunicacional

Jorge Luiz Garcia Van Dal


A mídia e a difusão da violência urbana: o imaginário social permeado pela massificação midiática

André Luís Nakamura


Do teatrão ao mainstream: indústria teatral no Brasil

Gerson da Silva Esteves


A maternidade circulante na indústria cultural atual – novas alternativas para a maternidade

Lívia Cretaz


Comunicação e ciberativismo nos movimentos veg-abolicionistas

Antonia Marcia Artico