INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2025 Fechar
Ícone do título

Textos Completos 2013

[sidebar name=”interprogramas”]

9º Interprogramas – 2013

Anais completos do 9º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero

(São Paulo-SP, 22 e 23 de novembro de 2013)

Textos originais como enviados pelos/as autores/as

  • 22 de novembro

Mesa 1 – Comunicação e Cibercultura

Moderadores: Prof. Dr. Edilson Cazeloto e Prof. Dr. Jorge Miklos

A cobertura política no webjornalismo: um estudo de caso da cobertura política nas eleições municipais 2012 em Palmas – Tocantins
Malena Araújo Mota

Análise crítica entre etnografia e netnografia: métodos de pesquisa empírica
Cláudia Siqueira César Tafarelo

O poder do conhecimento
Cristina Maria Golhiardi Malaquias

Midiatização e juventude: novas configurações das relações sociais a partir da utilização do Facebook
Ilana Camurça Landim

Dromologia, dromocracia no contexto da civilização cibercultural: a velocidade como imperativo da vida social
Mario Finotti Silva

Ecos do Xingu: uma reflexão semiótica sobre a repercussão da usina de Belo Monte nas redes sociais conectadas
Renato Martinelli

“Sou visto, logo existo”: extimidade e o imperativo da visibilidade mediática na civilização cibercultural
Mairê de Miranda Oliveira Vaz


 

Mesa 2 – Linguagens e Tecnologias Digitais

Moderadores: Prof. Dr. Roberto Chiachiri e Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias

Campanhas públicas, prospect theory e neurociências cognitivas: uma reflexão transdisciplinar

Diogo Kawano

A lógica peirceana no ato criativo de David Nebreda: uma análise fenomenológica
Rodrigo Antunes Morais

Técnicas de produção publicitária em campanhas eleitorais: análise das ações de Nicolás Maduro como candidato nas eleições de 2013
Flávio Ferreira

Concepções e usos: um mapeamento da produção acadêmica recente sobre a relação das ONGs com a cultura
Marcia Maria Ximenes

Gestão mercadológica de faculdades no Brasil: o estudo de caso da avaliação de retorno de investimentos em comunicação na FNC
Sergio dos Santos Clemente Júnior

Resignificação de produtos midiáticos: a manipulação digital da imagem publicitária
Marcel Votre

Complicações das descomplexificações na comunicação: uma reflexão sobre o ensino a distância
Ana Lúcia Diana


 

Mesa 3 – Comunicação e Cultura do Ouvir

Moderadores: Prof. Dr. José Eugenio de O. Menezes e Profa. Dra. Mônica R. Ferrari Nunes

Radiodramaturgia em diferentes gêneros de produção: por um novo senso de audição
Guilherme Udo

Velocidade e biorritmo: a possível adaptação do ser humano aos ritmos sociais velozes
Natália Constantino Diogo

Sound studies no cinema: panorama da produção bibliográfica dos anos 1970 até o final do século XX
Bernardo Marquez Alves

A Internet segundo a teoria do rádio
Antonio Sergio Lacarte

História do rádio: memórias radiofônicas de idosos numa perspectiva educomunicativa
Michel Carvalho da Silva

A estética e o tempo no rádio: vínculos e sincronizações na Rádio Sulamérica Trânsito
Raquel Rieckmann Traldi

O uso de elementos sonoros em performances de rádio nos anos 1940 e shows de vocaloides na atualidade
Vera da Cunha Pasqualin


 

Mesa 4 – Narrativas Contemporâneas

Moderadores: Prof. Dr. Dimas A. Künsch e Profa. Dra. Monica Martinez

Do cuidado de si à normalização dos corpos: reflexões sobre o jornalismo especializado em saúde de uma perspectiva (pós)foucaultiana
Juliana Loureiro de Oliveira

A invenção do eu pelo outro: narrativas midiáticas em primeira pessoa sobre transtornos psiquiátricos
Isabela Machado de Oliveira Fraga

O ladrão e o repórter: a construção simbólica do lendário ladrão Gino Meneghetti em textos do jornalista Marcos Faerman: marginal-herói
Guilherme Azevedo

Livros demais, editores de menos: os impactos das novas tecnologias e do surgimento dos grandes conglomerados editoriais no trabalho do editor
Luciana Félix Macedo

Discurso, interdição e liberdade de expressão: o politicamente correto e suas articulações com a comunicação social
Nara Lyra Simões Caetano Cabral

A narrativa das galerias de fotos na representação da crise do governo paraguaio
Luciana Pelaes Rossetto

Hit et nunc: aproximações entre os ideais nazistas e as políticas imigratórias
Eliane de Oliveira


 

Mesa 5 – Comunicação e Cultura Visual

Moderadores: Profa. Dra. Dulcília H. S. Buitoni e Prof. Dr. Wagner Souza e Silva

Revista seleções do Reader’s Digest (1943): a representação da mulher, um discurso em construção
Lérida Gherardini Malagueta Marcondes de Mello

World Press Photo e o efeito-verdade no fotojornalismo
Edson Rossi

O humor gráfico e a democracia multirracial: a representação do presidente sul-africano Jacob Zuma no traço de Zapiro
Renata de Paula dos Santos

Astrologia & narrativas do céu
Ana Cristina Vidal de Castro

O antropomorfismo nos quadrinhos adultos: personagens e narrativa
Diego Emmanuel de Kerchove de Denterghem

Imaginário midiático: uma análise da reciclagem simbólica das celebridades
Marcia Boroski

De Hogwarts a Paraisópolis: leituras de Harry Potter – discurso e recepção da obra num contexto de capitalismo periférico
Marco Polo Ribeiro Henriques


 

Mesa 6 – Jornalismo e Imagem

Moderadores: Profa. Dra. Simonetta Persichetti e Prof. Dr. Carlos Costa

Agente do tempo: a sistematização do passado no jornal do Brasil nos anos 1960
Alice Melo

Debate político e comunicação de massa – uma análise do conceito de esfera pública na imprensa brasileira
Rachel De Rosso Buzzoni

Infografia interativa na redação: o processo de produção no Diário do Nordeste à luz da teoria do jornalismo
William Robson Cordeiro

O ônus da agilidade no jornalismo online
Bruno Peixoto Deiro

Os grandes mestres em exposição na sua casa: uma análise da coleção Folha grandes pintores brasileiros
Natália Favrin Keri

Princípios editoriais e a cobertura do Jornal Nacional sobre os preparativos para a Copa do Mundo e Copa das Confederações no Brasil
Bruno da Silva Tavares

Aplicações da narrativa multimídia e do webjornalismo em revistas on-line
Ana Carolina Giarrante


 

Mesa 7 – Comunicação e Política

Moderadores: Prof. Dr. Cláudio Novaes P. Coelho e Profa. Dra. Maria Goretti J. Sobrinho

A rede simbólica da identidade nacional: mito e representações sociais
Gustavo Carbonaro

Democracia na cibercultura: a incomunicação na Internet entre deputados e cidadãos no estado do Piauí
Deusiney Robson de Araújo Farias

A imagem contemporânea e a construção do personagem politico nas eleições municipais brasileiras de 2012
Deysi Oliveira Cioccari

A manifestação dos números no discurso jornalístico
Olívia Horta Bulla Piedade

O Ethos discursivo na política mauaense e o apelo religioso
João Leandre Jorge

Transparência na cibercultura: perspectiva brasileira por meio da análise do Portal da Transparência do Governo Federal
Vâner Lima Silva

A renúncia fiscal e os entraves à liberdade de produção artística
Vinicius Mizumoto Mega



  • 23 de novembro

Mesa 1 – Comunicação e Cibercultura

Moderadores: Prof. Dr. Edilson Cazeloto e Prof. Dr. Jorge Miklos

As redes sociais e a formação de um novo modelo de sociedade
Isis Nalba Albuquerque Cardoso

Smart Mob
Liliane Aparecida Pellegrini Pereira

O tênue limite entre a personalidade e seu duplo: o incêndio da boate Kiss através do perfil fake Dilma Bolada
Simone Faustino da Silva

Ambiências religiosas na cibercultura: a igreja evangélica luterana no cyberspace
Marcos Francisco Stahl

Mídia e terceira idade: a relação entre as novas tecnologias e os alunos da universidade aberta à terceira idade da Uniso
Ana Paula dos Santos

Da internet encantada ao discurso polifônico
Pedro Arthur Nogueira

Religião no cyberspace: cultura do imaterial e estética classicista no portal Arautos do Evangelho
Flávia Gabriela da Costa Rosa Amaral

Dupla imersão e fusão de realidades no Cartola FC: o jogo em três ambientes e a mistura entre o físico e o digital
Rafael Reis


 

Mesa 2 – Linguagens e Tecnologias Digitais

Moderadores: Prof. Dr. Roberto Chiachiri e Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias

A relação do cego e o consumo: uma análise dos processos de recepção de mensagens de comerciais de televisão por pessoas com deficiência visual total
Catherine Haase

Pressões e resistência: mercado e identidade dos idosos a partir do consumo da e na web
Diego Antonio de Oliveira

A força das imagens numéricas
Thatiana de Souza Lino

O demônio na tela: o discurso escatológico e o triunfo do mal como estratégia de persuasão
Luciano Martins Costa

A criatividade como fator chave para o sucesso de uma campanha: um estudo do comercial Pôneis Malditos, da Nissan
Fabio Ramos Melo

Estratégias midiáticas do turismo no Ceará: massivo x comunitário
Fernando José Sousa da Silva

Reflexão sobre comunicação, consumo e supermercados virtuais
Osmar Renato de Barros Siqueira

Influência do signo interpretante na expressão sociocultural do ambiente de um videojóquei
Guilherme Cestari


 

Mesa 3 – Comunicação e Cultura do Ouvir

Moderadores: Prof. Dr. José Eugênio de O. Menezes e Profa. Dra. Mônica R. Ferrari Nunes

Devoção na rede: o ciber-círio
Ariana Nascimento da Silva

O Plano Ceibal e a constituição de ambientes de comunicação
Helena Maria Cecília Narrete

Os gestos dos papas na cultura da mídia
Maria Cristina Angelini

A comunicação e a nova identidade do corpo: o paciente no contexto da unidade de terapia intensiva
Verusk A. Mimura

O imaginário como vínculo: do sagrado no espaço ao midiático sagrado
Tereza Carla Souza Pereira

Comunidade estética e cultura do fã na banda cover
Bruno Maia de Alencar

O samba caipira como processo comunicacional
Jéssica de Almeida Bastida Raszl

A credibilidade do ruído no radiojornalismo
Paulo Borges

O cinema como música em Eisenstein
Mariana Telles d’Utra Vaz


Mesa 4 – Narrativas Contemporâneas

Moderadores: Prof. Dr. Dimas Künsch e Profa. Dra. Monica Martinez

A magia dos contos de fada e sua apropriação pela mídia
Carolina Chamizo Henrique Babo

A websérie como cápsula estilística: os recursos expressivos comprimidos em uma webnarrativa juvenil de ficção científica
João Paulo Lopes de Meira Hergesel

Liderança e construção de sentidos na organização: a comunicação dialógica
Viviane Mansi

Comunicação organizacional e interação: configurações potencializadoras de sentidos nos cenários organizacionais
Jean Felipe Rossato

Desafios da comunicação no processo de crise organizacional: o caso Playcenter
Anelisa Maradei

Comunicação ambiental como estratégia organizacional
Carlos Roberto de Oliveira

Estratégias de relacionamento das organizações com a imprensa para o fortalecimento da reputação corporativa
Tânia Oliveira Pereira


Mesa 5 – Comunicação e Cultura Visual

Moderadores: Profa. Dra. Dulcília H. S. Buitoni e Prof. Dr. Wagner Souza e Silva

A personagem feminina nos games do século XXI: uma análise dos 20 jogos mais vendidos de 2011
Artur Palma Mungioli

Anita Ramos e a página feminina do Correio Paulistano: uma pioneira jornalista do cinema e da imprensa feminina paulista
Bruno Domingues Micheletti

A mulher na presidência e na mídia: uma análise da representação de Dilma Rousseff nas charges jornalísticas
Cristiane dos Santos Parnaíba

A deficiência física nas revistas Veja, Época e ISTOÉ: um estudo da recepção
Tancy Costa Mavignier

Atuação e inovação: as transformações comunicacionais na atuação de atores dos palcos para a televisão
Wellington Dias de Melo

Apocalypse Now: nuances da não ficção literária no cinema
Gisele Krodel Rech

O dualismo cidade e campo em central do Brasil: uma análise da reelaboração da identidade nacional à luz das teorias pós-modernas
Cyntia Gomes Calhado

Teoria ator-rede: algumas questões sobre análise em artes
Leonardo Ferreira


Mesa 6 – Jornalismo e Imagem

Moderadores: Profa. Dra. Simonetta Persichetti e Prof. Dr. Carlos Costa

Intermidialidade no fotolivro de Boris Kossoy: tradução, combinação e referência midiáticas
Ana Paula Vitorio da Costa

Infotenimento nos programas femininos da televisão aberta brasileira: a informação tratada como mercadoria
Gaya Cristina de Campos Machado

O fotógrafo visto pelo conto “As babas do diabo” de Júlio Cortázar e pelo filme “Blow-Up” de Michelangelo Antonioni: uma comparação
João Knijnik

A apropriação de imagens fotográficas da Guerra Civil Espanhola na capa de livros
Maria A. (Dyda) Monteiro Bessana

A duplicidade em Kieslowski: um estudo sobre sequências do “Decálogo 5 e 6”, e suas extensões em “Não matarás” e “Não amarás”
Humberto Hokama

Distribuição cinematográfica e filme de nicho – a distribuição de “3 efes”
Maria Cristina Couto

A mídia à luz da teoria psicológica comportamental: um estudo comparativo entre a TV e a internet
Amanda Bastos Mareschi Aggio


 

Mesa 7 – Comunicação e Política

Moderadores: Prof. Dr. Cláudio Novaes P. Coelho e Profa. Dra. Maria Goretti J. Sobrinho

O uso e a apropriação da comunicação audiovisual pelos jovens do assentamento rural Barra do Leme
Maria Evilene de Sousa Abreu

Comunicação e a Lei da Imprensa na sociedade brasileira
Christian Felipe Tavares Marques da Silva

O sentido do sofrimento: narrativas midiáticas da corrupção política
Fernando Velasco

Convergência de mídias: o receptor como protagonista do processo comunicacional
Jorge Luiz Garcia Van Dal

A mídia e a difusão da violência urbana: o imaginário social permeado pela massificação midiática
André Luís Nakamura

Do teatrão ao mainstream: indústria teatral no Brasil
Gerson da Silva Esteves

A maternidade circulante na indústria cultural atual – novas alternativas para a maternidade
Lívia Cretaz

Comunicação e ciberativismo nos movimentos veg-abolicionistas
Antonia Marcia Artico