Alunos recebem caixa de energéticos para ajudar na produção do curta | Crédito: Dirceu Lemos

Durante o 26° Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, realizado entre os dias 19 e 30 de agosto na Cinemateca Brasileira, promovido pela Associação Cultural Kinoforum, alunos de Rádio, TV e Internet da Cásper Líbero participaram da Noite de Kino. Na atividade, os estudantes organizam-se em grupos, que recebem um tema e têm 48h para produzir, gravar e editar um curta-metragem. O tema deste ano foi “Ir e Vir”.

A equipe composta pelos Casperianos Bruna Eliza, Clara Nonato, Danilo “Daney” Carvalho, Lucas Crizza, Lucas Domizio, Murilo “Casão” Curotto e Nicole Garrido teve supervisão do professor Dirceu Lemos.

Clara Nonato, diretora do filme, conta que ficaram um bom tempo tentando decidir o que iriam fazer. Quando optaram por fazer o ir e vir de uma criança com pais separados, encontraram o primeiro obstáculo: como conseguir um ator-mirim em tão pouco tempo? Por sorte, um familiar de um dos integrantes do grupo estava disponível para participar e então começaram a gravação.

Filmaram durante o sábado inteiro e a manhã do domingo em Santo André, onde mora o ator principal. No domingo à tarde os alunos editaram o material e na segunda-feira, dia 24, voltaram para a Cinemateca com o objetivo de apresentar o resultado do trabalho, o curta “)entre(“.

Além da experiência de produzir um curta-metragem em tão pouco tempo, fica também o aprendizado de trabalhar em grupo. O professor Dirceu Lemos ressaltou a dificuldade de algumas gravações, como por exemplo as cenas dentro de um carro em movimento, e afirma que em anos de docência nunca tinha visto um grupo tão harmônico.

Confira o curta )entre(:

Veja algumas fotos dos bastidores da gravação: