Estão abertas as inscrições para o 7º Curso Estado de Jornalismo Econômico, uma parceria do Estadão com a Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EESP). O programa de treinamento é o único voltado para recém-formados que desejam trabalhar na área e será realizado em período integral, de 10 de abril a 7 de julho.

Podem participar da seleção profissionais formados em 2015 e 2016, além de alunos do último semestre de faculdades de jornalismo de todo o País. O processo de inscrição é online, realizado junto com a primeira fase de testes, e vai até 19 de março.

Ao fazer o cadastro online no site Vagas, o candidato deve justificar seu interesse pelo curso e dizer qual foi, em sua opinião, o principal fato da cobertura econômica em 2016. Após a justificativa, é necessário responder questões online de conhecimentos econômicos, português e inglês.

Na segunda fase, que acontece no final de março, até 75 candidatos podem ser aprovados e devem fazer um novo teste de conhecimentos e língua portuguesa, escrever uma reportagem econômica e passar por entrevista. O resultado será divulgado no dia 2 de abril.

A dinâmica do curso

Pela manhã, os alunos fazem aulas com professores da FGV, seguindo currículo definido em conjunto com editores do Grupo Estado. Os participantes também têm palestras e atividades práticas com editores e repórteres das áreas de economia e política, além de entrevistas coletivas montadas especialmente para o curso. A cada ano, os focas – como são chamados os jornalistas novatos – entram em contato com líderes da economia, do empresariado e da política nacional.

No período da tarde, os focas têm a oportunidade de aprender na prática nas editorias do Estadão e da Agência Estado. Durante o curso, os jovens jornalistas ainda desenvolvem um projeto de reportagem multimídia, publicado no portal e distribuído pela Agência Estado.

Para mais informações acesse o Tudo sobre Focas