JORNALISMO

1º e 2º ano: 310 horas

3 e 4º ano: 384 horas

Como faço?

Leve uma cópia dos certificados, declarações, comprovantes e relatórios para a coordenadoria.

Como saber quantas horas eu já tenho?

No Portal do Aluno, acessando o UniversusNet, é só clicar na aba “Vida Acadêmica”, em seguida “Histórico Escolar” e visualizar.

Tudo bem não entregar nada nos primeiros anos?

Não tem problema! O ideal é que o aluno entregue suas horas complementares anualmente, mas desde que no quarto ano as 384 horas sejam completadas, o aluno pode entregar tudo no último ano.

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

1º e 2º ano: 300 horas

3º e 4º ano: 384 horas

Como faço?

Os certificados e comprovantes devem ser entregues em um envelope A4 com nome, turma e ano. Para cursos, é preciso levar o certificado original (que será usado somente para conferir) e a cópia (que ficará com a coordenadoria). As declarações devem ser sempre originais. Para outros eventos, é preciso entregar o relatório de participação (modelo), mais o ingresso ou crachá de participação original.

RÁDIO, TV E INTERNET

1º e 2º ano: 300 horas

3º e 4º ano: 412 horas

Como faço?

Os alunos apresentam documentos originais (certificados, declarações, ingressos), mas protocolam apenas cópias, acompanhadas eventualmente de relatórios. As horas comprovadas são imediatamente somadas e lançadas em uma lista pelas monitoras da coordenadoria do curso e o aluno recebe um protocolo. A coordenadoria não recebe documentos originais.

No caso de filmes, espetáculos, shows, mostras, cuja temática e/ou abordagem sejam pertinentes ao campo de estudos do curso, o aluno deve fazer uma resenha crítica da atividade, destacando seus aspectos mais relevantes.

Consulte a tabela.

*Dica do Coordenador Roberto D’Ugo:

“Uma das fontes de horas complementares mais características do curso de Rádio, TV e Internet é a participação voluntária do aluno na cobertura audiovisual de eventos realizados na própria Cásper, como gravações e transmissões ao vivo (Hangouts) de palestras e mesas promovidas pelos quatro cursos da Faculdade. Os certificados e comprovantes são emitidos pelas respectivas coordenadorias ou pelo Centro de Eventos, dependendo da natureza do evento.

Nosso aluno também pode e deve computar horas de trabalho colaborativo em projetos desenvolvidos, fora do horário de aula, por colegas e equipes de outras séries e mesmo de outros cursos. É comum que um aluno de RTVI se engaje na produção de Trabalhos Interdisciplinares e de TCCs de seus veteranos, participando como ator, colaborando na direção de arte, na fotografia ou edição desses projetos. Ainda na esfera de atividades práticas, há os trabalhos e projetos pessoais dos alunos, em vídeo e áudio, desenvolvidos com a Produtora Experimental de RTVI, a Clact Zoom; vários desses projetos podem ser enquadrados como trabalho de extensão.”

Tudo bem não entregar nada nos primeiros anos?

Não tem problema! O ideal é que o aluno entregue suas horas complementares anualmente, mas desde que no quarto ano as 412 horas sejam completadas, o aluno pode entregar tudo no último ano.

RELAÇÕES PÚBICAS

1º e 2º ano: 200 horas

3º e 4º ano: 374 horas

Como faço?

O aluno deve organizar sua horas complementares em uma pasta preta, com folhas de plástico avulsas, identificada com nome e RA na capa. A numeração das atividades realizadas deve estar em um sumário, seguido de cópia e relato de todas as atividades.