De 7 de novembro de 2013 a 14 de março de 2014, estão abertas as inscrições para o concurso “A mulher brasileira quer ser ver na TV”, promovido pelo instituto Patrícia Galvão – Mídia e Direitos com o apoio da Fundação Ford. O instituto, fundado em 2001, tem por objetivo fomentar o debate público sobre os direitos das mulheres e o direito à informação, por meio da produção de conteúdos que evidenciem a mulher brasileira na mídia e contribuam para mudanças na sociedade.
Para o concurso, os inscritos devem elaborar vídeos de no máximo um minuto – excluídos os créditos finais e iniciais – sob o tema “a representação das mulheres brasileiras nas propagandas de televisão”. Como subsídio e referência para o desenvolvimento dos materiais, o Instituto sugere a pesquisa de opinião Representações das Mulheres nas Propagandas na TV, feita em maio de 2013. A obra deve ser inédita e original, dirigida ao público em geral e com classificação etária livre, de acordo com os critérios da Portaria nº 1.220/2007 do Ministério da Justiça.
Os vencedores receberão premiações em dinheiro, sendo R$ 5.000,00 para o primeiro colocado, R$3.000,00 para o segundo e R$2.000,00 para o terceiro. Serão atribuídas ainda três menções honrosas no valor de R$1.500,00 para cada um dos vídeos selecionados como adequados a essa premiação pela comissão julgadora.
Para acessar a ficha de inscrição, conferir o regulamento completo e obter mais informações, viste o site oficial do concurso.