Revista Cásper

logo_revista_casper

Edição atual

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Revista Cásper – Nº 27  – Maio 2019

Editorial

Focada em comunicação, a Revista Cásper, com publicação quadrimestral, procura trazer temas inovadores e atuais sobre o mercado de trabalho e sobre o universo das mídias. Estamos agora também em formato digital. Confira aqui o site.

AS GRANDES CONEXÕES

Em 11 de maio de 1997, o então supercomputador Deep Blue, da IBM, derrotou pela primeira vez uma lenda do xadrez mundial, o russo Garry Kasparov. O feito foi tão extraordinário que os visionários de plantão se anteciparam a dizer que em pouco tempo as máquinas seriam capazes de pensar sozinhas. Mais duas décadas depois nada disso aconteceu. Mas assusta pensar que um iPhone X, da Apple, tenha 30 vezes mais capacidade de processamento do que o bravo Deep Blue. Esse poder computacional concentrado em um pequeno dispositivo móvel, que cabe na palma da mão, tem revolucionado as comunicações.

A reportagem de capa, assinada pelas editoras Paula Leal Mascaro e Rafaela Bonilla, investiga como o “mobile only” se tornou a nova ordem do mundo digital. Agências de publicidade investem em peças, anúncios e outras formas interativas que se ajustam às telas dos celulares. Tudo para captar a atenção dos usuários. Por enquanto, os potentes aparelhos telefônicos móveis podem até seduzir e criar desejos de compra, mas os consumidores ainda não foram “derrotados” pela máquina.

Nesta edição, apresentamos ainda um leque de leituras variadas, tal como um celular cheio de apps e com o mesmo objetivo de prender sua atenção. Essa disputa é ferrenha, e quem melhor pode dizer isso é o Jornal Nacional, que completará 50 anos em 1º de setembro. Reportagem de Larissa Basilio mostra, de forma crítica, como o programa se tornou o principal e mais debatido noticiário brasileiro. Mostramos também como os políticos têm criado estratégias próprias de se relacionar com a população por meio das redes sociais – para desespero dos jornalistas e dos relações públicas.

A rádio Gazeta AM, emissora universitária da Cásper Líbero, se voltou para a internet. Agora, pelo aplicativo ou pelo site, o ouvinte pode escutar a programação feita por estudantes da Faculdade em qualquer lugar do mundo.

Boa leitura a todos.

EDUARDO NUNOMURA

Editor-chefe