Revista Cásper

logo_revista_casper

Edição atual

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Revista Cásper – Nº 25 – Agosto 2018

Editorial

AS TRÊS CAPAS

Três reportagens presentes nesta edição da revista CÁSPER disputaram, até o último instante, a possibilidade de ser capa. A primeira delas é o debate que promovemos com os jornalistas Fábio Zanini, da Folha de S.Paulo, e Laura Capriglione, do Jornalistas Livres, para discutir a cobertura das eleições. Opor um gigante das comunicações frente a um recente, porém combativo, veículo não foi por acaso. Queríamos mostrar como a nossa combalida democracia depende da livre circulação de ideias que só a existência de uma imprensa plural e diversa é capaz de proporcionar. Mas esta publicação não fala só de jornalismo, então era preciso variar o cardápio.

Uma segunda pauta, atualíssima, é a de design, conceito cada vez mais necessário em todas as ramificações do campo comunicacional. O grande truque dos profissionais criativos tem sido o de transmitir mensagens por meio de produtos e serviços que nos sejam, a um só tempo, belos, atraentes, fáceis de usar, modernos e funcionais. Pense em um smartphone, uma rede social ou uma marca e perceba o quanto viramos devotos deles, às vezes até sem ter necessidade. A reportagem especial mostra que design é pura comunicação.

Por último, queríamos encontrar um personagem que pudesse, só de bater os olhos nele, sintetizar um profissional de comunicação versátil, afinado com o tempo, sempre disposto a aprender e a ensinar. Esse comunicador é Marcelo Tas, mais conhecido como ex-apresentador do humorístico CQC (para os mais novos), o Professor Tibúrcio (para os mais crescidos), o repórter-personagem Ernesto Varela ou o apresentador Bob Mc Jack (para nós mais velhos), programas que foram exibidos pela TV Gazeta.

O objetivo desta revista que chega às suas mãos foi o de presenteá-lo com três importantes reportagens. Mas temos certeza de que ao folhear o restante das páginas encontrará outros conteúdos valiosos produzidos pela nossa brava equipe, como a aventura do casperiano Elcio Padovez na cobertura da Copa do Mundo na Rússia, a estreia da coluna Na Estante, com dicas de leituras feitas por professores, e a triste despedida do comandante Erasmo Nuzzi, jornalista que dirigiu a Faculdade Cásper Líbero por cinco mandatos.

Boa leitura!

EDUARDO NUNOMURA

Editor-chefe