ABRE-FORUM-DE-COMUNICAÇÃO

De 25 a 27 de agosto aconteceu na Faculdade Cásper Líbero o Fórum de Comunicação Integrada, promovido pelo curso de Publicidade e Propaganda. A abertura do evento ficou a cargo do Diretor da faculdade, o Professor Doutor Carlos Costa, que falou sobre como a “quarta parede” da sala de aula deve ser uma porta para o mundo e que mais eventos como aquele deveriam acontecer, para que o aluno aprenda sobre a profissão fora da sala de aula.

Em seguida, o professor Carlos João Riva apresentou os convidados, que conversaram com o público sobre publicidade nos veículos de comunicação. O primeiro a falar foi o publicitário Antônio Rosa Neto, com uma apresentação cheia de estatísticas, que mostrou como o mercado publicitário tem espaço em diversos lugares: “Dentro de todo veículo de comunicação tem uma demanda enorme por publicitários, o mercado é enorme”. Segundo ele, a tecnologia possibilitou uma globalização de mídia, o que fez com que o investimento em propaganda superasse os 102 bilhões de reais. A maior parte dessa verba, cerca de 70%, é destinada à televisão aberta, sendo que os maiores investidores são os comércios de varejo, produtos de higiene pessoal e serviços ao consumidor. “A propaganda ajuda a construir confiança no produto, ninguém consume um produto sem confiança no mesmo”, afirmou Antônio.

Após finalizada a fala do publicitário, Zilma Mendonça, que trabalha na área responsável pela publicidade da TV Gazeta, iniciou seu discurso elogiando a faculdade: “Quando trabalhava na revista Exame, via que os diretores sempre procuravam profissionais na Cásper Líbero para preencher diversas vagas”. Zilma fez uma apresentação de como funciona a área publicitária da primeira emissora a transmitir 100% do conteúdo online, a TV Gazeta. Ela dividiu as ações publicitárias em três tipos: merchandising, quando o produto é apresentado durante o programa, junto com o apresentador; patrocínio; e ações de envolvimento, como quando, por exemplo, uma marca é usada na execução de uma receita culinária. Zilma contou que a TVGazeta está investindo em anúncios em outras mídias para aumentar a audiência, além de investimento em eventos de divulgação, como a corrida São Silvestre.

Já Emerson Naves conversou com os alunos presentes sobre o tipo de propaganda semelhante ao “Shop Tour”. Segundo ele, que também trabalha na TV Gazeta, o canal da Fundação Cásper Líbero é o único a fazer transmissões ao vivo, direto das lojas. Para melhorar a qualidade das propagandas, a emissora comprou drones, usados para fazer as imagens aéreas, necessárias para o comércio imobiliário.

Ênio Vergeiro, presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), iniciou sua fala contando que a rede Globo criou o prêmio Profissionais do Ano para aproximar o anunciante da TV, quando a mídia impressa ainda era o maior mercado midiático. Quando questionado se o profissional que trabalha neste veículo precisa de criatividade, ele respondeu que com certeza, dando o exemplo de quando esse profissional deseja negociar com pequenas empresas, para conquista-las, já chega com algum material publicitário pronto.

Após as falas individuais, o grupo se uniu para debater as questões trazidas pelo público. Para finalizar, todos os profissionais se colocaram à disposição para ajudar os alunos com qualquer questão, sendo que Zilma enfatizou que o futuro da TV Gazeta será feito pelos alunos da faculdade, e que, por isso, as portas estão sempre abertas a eles. Ênio Vergeiro terminou o evento com um conselho que todos, independentemente da profissão, deveriam seguir: “Não se preocupem com o dinheiro que poderão ou não ganhar com sua profissão, a verdadeira remuneração é o orgulho e o reconhecimento de um trabalho bem feito”.