Doutorando em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista – Unip. Mestre Comunicação e Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero (2006). Especialista em Publicidade e Propaganda (1996) e Administração de Empresas com ênfase em Marketing (1995) pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo – Facesp. Graduado em Relações Públicas pela Universidade Católica de Pernambuco – Unicap (1994) e em Publicidade Propaganda pelo Centro Universitário Sant’Anna (2013). Profissional com mais de 24 anos de experiência nas áreas de Relações Públicas, Marca, Pesquisa e Marketing Promocional. Foi membro ativo do Comitê de Promoções e Merchandising da ABA em 1999/2001. Colunista da Revista PQN, Jurado do Prêmio Aberje, Prêmio ABRP e do Guia do Estudante. Ministrou aulas e foi coordenador em diversas instituições de ensino médio e superior, nos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo, RTV, Produção Audiovisual, Design Gráfico, Comunicação Institucional, Marketing, Turismo e Hotelaria. Atualmente é consultor autônomo em Marca, Pesquisa, Comunicação Empresarial e Marketing Promocional pela ZM Plus e professor do curso de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero.