Interprogramas Cásper Pesquisa

13º Interprogramas Cásper Pesquisa

Edital e Chamada para Trabalhos

1. Histórico e objetivos: O 13º Interprogramas Cásper Pesquisa, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade Cásper Líbero, dá continuidade às doze edições do Interprogramas de Mestrado em Comunicação, ampliando, contudo, o seu alcance em termos de participação de pós-graduandos. Os objetivos são proporcionar espaço para a apresentação de trabalhos de pesquisadores de iniciação científica da Cásper Líbero, mestrandos, mestres, doutorandos e recém doutores de todo Brasil, incentivar o exercício de produção e discussão acadêmicas e ampliar as possibilidades de diálogo entre discentes e docentes da Cásper Líbero com seus colegas de outros programas.

2. Período: 11 a 13 de abril de 2019, assim distribuídos:

11 de abril de 2019 (quinta-feira): Mesa de abertura do evento, contando com palestrantes convidados, no período da noite;

12 de abril de 2019 (sexta-feira): Apresentação de trabalhos nos Grupos de Trabalho (GT) nos períodos da manhã e tarde;

13 de abril de 2019 (sábado): Apresentação de trabalhos nos Grupos de Trabalho (GT) no período da manhã.

3. Participantes: Podem apresentar trabalhos:

1) bolsistas e voluntários de iniciação científica ligados a projetos de pesquisa dos professores do PPGCOM da Faculdade Cásper Líbero;

2) especializandos regularmente matriculados nos programas de pós-graduação em Comunicação (Lato Sensu) do país;

3) mestrandos regularmente matriculados nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação do país;

4) doutorandos regularmente matriculados nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação do país;

5) especialistas, mestres e doutores cuja formação tenha sido concluída em 2018.

4. Comissão Científica: Os trabalhos serão avaliados por professores doutores da Faculdade Cásper Líbero indicados pelo Colegiado da Pós-Graduação.

5. Trabalhos e metodologia: O evento aceitará a inscrição de trabalhos na forma de resumos expandidos inéditos, podendo ser de autoria individual ou coletiva. Os trabalhos selecionados serão apresentados pelos seus autores e debatidos pelos participantes nos Grupos de Trabalho (GT) abaixo indicados. Os GTs serão organizados em mesas de apresentação de trabalhos, conforme temáticas comuns, com o limite de 4 (quatro) trabalhos por mesa. São bem-vindos resumos expandidos relacionados aos seguintes temas:

    • GT 1 – Jornalismo Contemporâneo: práticas para a emancipação social na cultura tecnológica

      Coordenadora: Marli dos Santos

      Ementa: As mudanças no jornalismo e a cultura tecnológica na sociedade contemporânea. O novo ecossistema midiático e seu impacto nas práticas de produção e difusão jornalísticas. Novos modelos e expressões do jornalismo para a democratização da informação. A contribuição do jornalismo para a formação de um pensamento mais crítico em vista da transformação social

    • GT 2 – Comunicação e Sociedade do Espetáculo

      Coordenador: Cláudio Novaes Pinto Coelho

      Ementa: A mercantilização da comunicação e da cultura. Indústria cultural e sociedade do espetáculo. Redes sociais digitais e produção e consumo de imagens. Produção cultural e movimentos culturais. Arte e sociedade do espetáculo. Processo político e sociedade do espetáculo. Campanhas políticas e espetáculo. Mídia, poder, ideologia e espetáculo. Movimentos sociais e crítica do espetáculo.

    • GT 3 – Estudos Culturais na Comunicação Contemporânea

      Coordenadora: Ana Luiza Coiro Moraes

      Ementa: A dimensão e a crítica cultural da mídia. Os estudos culturais, a semiótica da cultura e as teorias críticas sobre a cultura da mídia. Os modos de produção, circulação e recepção dos produtos midiáticos. As identidades culturais e suas representações discursivas midiáticas (imagéticas e textuais). Mundialização da cultura, multiculturalismo e hibridismo na América Latina. A cultura digital como esfera de sentido entre a produção, o uso situado de variados textos e a forma como eles estruturam as relações sociais, os valores e as noções de comunidade contemporâneas.

    • GT 4 – Cultura do Ouvir e Ecologia da Comunicação

      Coordenador: José Eugenio de O. Menezes

      Ementa: O som como elemento gerador de ambientes comunicacionais: cultura do ouvir e ecologia da comunicação. As paisagens sonoras no espaço urbano. O cultivo dos vínculos no universo dos rituais, performances musicais, games, instalações, rádio arte e design de ambientes. Rádio, mídias sonoras, podcasts e plataformas digitais colaborativas. Os ambientes comunicacionais nas organizações.

    • GT 5 – Comunicação e Cultura de Visualidade

      Coordenadora: Simonetta Persichetti

      Ementa: Este grupo está diretamente ligado ao projeto de pesquisa “Comunicação e Estudos da Imagem”, que pretende aprofundar os vários significados da imagem seja fixa ou em movimento na contemporaneidade a partir da perspectiva da comunicação. Tentar compreender e analisar a importância da imagem nos meios de comunicação tradicionais e alternativos, além das transformações imagéticas surgidas depois da difusão das redes sociais. O novo fotojornalismo e as micro-histórias imagéticas.

    • GT 6 – Mídia, Poder e Organizações

      Coordenador: Luís Mauro de Sá Martino

      Ementa: Aspectos teóricos e práticos da relação entre mídia, comunicação e ambientes organizacionais. A comunicação nos diferentes contextos das organizações e instituições sociais. Cenários e desafios das organizações no ambiente das mídias digitais e nas redes sociais. Questões de identidade, diversidade e poder nas organizações. Os problemas da pesquisa da Comunicação em ambientes organizacionais.

    • GT 7 – Comunicação e Algoritmos

      Coordenador: Marcelo Santos

      Ementa: Recentemente, as reflexões na Área de Comunicação têm sido atravessadas pelo estudo dos algoritmos, compreendidos como agentes não-humanos embevecidos de valores políticos, econômicos, ideológicos e culturais que interferem ativamente, muitas vezes de modo sutil e autoritário, na produção, circulação e recepção de sentidos. O objetivo deste GT recai, justamente, sobre este problema, trazendo para primeiro plano menos questões de ordem matemática/técnica, e mais a discussão social dos processos algorítmicos que ocorrem em corpus como sites de rede social digital, mensageiros instantâneos, serviços de streaming, games e objetos/ambientes “inteligentes”.

6. Inscrições: A inscrição para apresentação de trabalhos será realizada conforme o cronograma abaixo indicado. A inscrição de ouvintes dar-se-á pelo site do Centro de Eventos da Faculdade Cásper Libero em março, com a programação definida, conforme cronograma discriminado no item 8, abaixo. A participação no evento é aberta e gratuita.

Clique aqui para baixar a ficha de inscrição.

7. Certificados: O PPGCOM da Cásper Líbero emitirá certificados de participação e de apresentação de trabalhos.

8. Cronograma para inscrição de resumos:

4 de fevereiro de 2019 a 6 de março de 2019: Inscrição de resumos expandidos de 2.000 a 2.500 caracteres (incluindo espaços), contendo o tema, indicação do objeto de estudo, metodologia de análise, quadro teórico de referência, além de palavras-chave. Os resumos, formatados de acordo com o modelo-padrão disponibilizado abaixo pela Comissão Organizadora, deverão ser encaminhados para o e-mail [email protected].

14 de março de 2019: Divulgação da lista de aceite dos resumos selecionados no mesmo site.

11 a 13 de abril de 2019: 13º Interprogramas Cásper Pesquisa.

Clique aqui para baixar o modelo de resumo.

9. Divulgação dos trabalhos: Os resumos expandidos selecionados serão publicados nos Anais do 13º Interprogramas Cásper Pesquisa, em meio digital. ISSN 2176-4476.

10. As questões não abordadas neste edital serão definidas pela Comissão Organizadora e pela Comissão Científica, ouvida a Coordenação do PPGCOM.

 

São Paulo, 4 de fevereiro de 2019.

 

Profa. Dra. Ana Luiza Coiro Moraes

Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino

Comissão Organizadora