A comunicação contemporânea e o jornalismo na web: Análise dos portais UOL e Estadão.com num mundo mercadológico

Autor: Synesio Consolo Filho
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 30/06/2009

Resumo

Esta pesquisa apresenta as características atuais dos processos comunicacionais contemporâneos na qualidade de uma exposição das mídias digitais, mais especificamente do jornalismo contemporâneo, ou seja, no webjornalismo. Para cumprir tal finalidade, deverá ser evidenciada a atualidade da teoria crítica para a investigação da práxis do mercado que atinge a essência da imprensa, dos noticiários e da informação. O determinismo econômico, o livre mercado, a lógica de consumo, o marketing, o espetáculo imagético e conseqüentemente a publicidade, imperam nas sociedades de forma geral e não deixam de lado o jornalismo. Referente a gêneros jornalísticos, há uma mutação da era de um jornalismo clássico de opinião para uma era em que o jornalismo se baseia simplesmente em relatos, conseqüência de uma era neoliberal e mercantil para a sobrevivência do mesmo. Este estudo reflete também a necessidade e análise do jornalismo no sentido da mistura: jornalismo/ publicidade/ entretenimento, feitos pelos portais vinculados à mídia impressa, no caso os dois maiores portais de notícias brasileiros: Estadão.com e UOL. Temos como objetivo maior neste trabalho estudar a nova modalidade de jornalismo na WEB, mais especificamente reconhecer e analisar as mensagens divulgadas nas páginas iniciais desses dois portais com seus links, seus conteúdos e efeitos, no que diz respeito se eles utilizam cada vez mais de menos conteúdo de notícias, aliado a  espetáculos, para atrair e fidelizar o web-leitor, um consumidor vislumbrado pelo entretenimento e quantidade de notícias superficiais, curtas e lúdicas, amparado pela publicidade, ou seja, dos elementos da cultura de consumo, da sociedade do espetáculo e da indústria cultural que estão cada vez mais presentes nos meios eletrônicos que fazem a cultura midiática contemporânea no contexto da sociedade de consumo Palavras-chave: Comunicação Contemporânea – Webjornalismo – Marketing – – Indústria Cultural – Sociedade do Espetáculo.