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Ciberativismo e publicidade: Processos sociais de tecnologia e mercado


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Autor: Renato Martinelli Gândara Martins
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 08/09/2014

Resumo


A amplificação da opinião pública por meio do ciberespaço e das mídias sociais digitais tem proporcionado mudanças nas dinâmicas das relações humanas em ações sociais em rede e na rede. A luta e as mobilizações por causas políticas e sociais ganham na internet uma plataforma colaborativa, aparentemente democrática e de baixo custo para alcançar suas metas individuais e coletivas, em um fenômeno compreendido como ciberativismo. A dissertação traz um resgate histórico do ativismo em contextos digitais, culminando nos protestos populares ocorridos no Brasil em 2013. Nesse cenário, o objetivo é apresentar o vínculo entre o engajamento dos manifestantes nos protestos brasileiros e o uso de termos publicitários em mensagens ressignificadas pelos participantes. Pesquisas sobre informações das manifestações e relatórios de monitoramento das mídias sociais digitais durante o período de protestos no Brasil, bem como a análise sobre produtos midiáticos selecionados, serão as evidências para apresentar e analisar a relação entre os termos da publicidade com significados políticos e sociais, e sua contribuição comunicacional na participação popular da sociedade brasileira nos protestos de junho de 2013.


Palavras-chave: Ciberativismo. Publicidade. Semiótica. Processos midiáticos. Tecnologia e mercado.