Ícone do título

Cidadão eletrônico: a TV regional como protagonista – um estudo de caso

[sidebar name=”mestrado”]

Autor: Patrícia Mendes
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 09/03/2007

Resumo

Estudo do processo e dos efeitos da regionalização da TV aberta, com ênfase na construção da cidadania. A análise é feita a partir de um contexto real, com o estudo de caso da TVI, emissora afiliada do SBT, com sede em Araçatuba-SP. A pesquisa parte da hipótese de que o fomento da cidadania, proposto pela mídia televisiva regional, se apresenta mais comodiscurso social e mercadológico. Na prática, boa parte dos telespectadores ignora o exercício da cidadania ao usar a TV regional como “muleta”. Constata-se, nesse processo, a tentativa de transferir para a TV o papel de agente cobrador. A incumbência de pressionar e exigir providências dos poderes público e/ou privado legitima o papel da mídia televisiva como“cidadão eletrônico”. Nesse papel de protagonista na busca de solução para problemas sociais,a TV regional deixa de ser apenas ummeio de expressão, o que pode provocar a supervalorização do meio eletrônico e, conseqüentemente, a desmobilização das pessoas e de suas organizações representativas. A investigação, com caráter descritivo, se apóia em pesquisas bibliográfica e documental e em entrevistas com acadêmicos, profissionais da área e telespectadores. O estudo analisa o papel do receptor em diferentes aproximações.  Palavras-chave: Televisão regional, jornalismo, cidadania.