As disciplinas
A estrutura curricular do Programa divide-se em Disciplina Obrigatória, Disciplinas Gerais e Disciplinas por Linha de Pesquisa.
No Mestrado, o aluno monta sua grade curricular, em diálogo com o orientador. As disciplinas que ele elege estão relacionadas com seu tema de pesquisa e devem contribuir para a preparação de sua Dissertação. Para completar os créditos exigidos, o aluno precisa cursar no mínimo seis disciplinas e participar de pelo menos três seminários. Uma sétima disciplina pode substituir os créditos em seminários.
As aulas são espaços de discussão de temas. Espera-se que um futuro mestre tenha condições de criar uma interlocução crítica com autores, teorias e textos, debatendo seus pontos de vista com os colegas e com o professor. Assim, mais do que uma aula no sentido tradicional, as disciplinas são espaços de encontro e diálogo entre pesquisadores.
Composição dos créditos
Entre as disciplinas oferecidas, o aluno deve cursar uma que é obrigatória (Metodologia da Pesquisa em Comunicação), pelo menos duas de sua linha de pesquisa e também pelo menos duas do grupo de disciplinas gerais.
A integralização dos estudos necessários à conclusão do curso é expressa em unidades de crédito, correspondendo cada unidade a 15 horas de atividades. Para a obtenção do diploma de mestre, o aluno deverá totalizar, no mínimo, 45 créditos, assim distribuídos:
- Disciplinas: mínimo de 18 créditos (270 horas), correspondentes a 6 disciplinas de 45 horas-aula, cursadas em no mínimo dois e no máximo três semestres;
- Seminários: 3 créditos (45 horas);
- Atividades programadas: 3 créditos (45 horas);
- Orientação: 6 créditos (90 horas);
- Exame de Qualificação: 3 créditos (45 horas);
- Dissertação: 12 créditos (180 horas).
Estrutura Curricular
I. Disciplina obrigatória
DO – Metodologia de Pesquisa em Comunicação
II. Disciplinas gerais
DG1 – Mídia e Sociedade Contemporânea
DG2 – Teorias da Comunicação
DG3 – Comunicação Contemporânea e Cultura da Mídia
DG4 – Economia da Informação: Trabalho, Sites de Redes Sociais Digitais e Organizações
III. Disciplinas por linha de pesquisa
LINHA A – TECNOLOGIA, ORGANIZAÇÕES E PODER
LA1 – Comunicação e Tecnologia no Mundo do Trabalho
LA2 – Ecologia da Comunicação, Tecnologia e Cidadania Digital
LA3 – Mídia, Poder e Esfera Pública
LA4 – Cultura da Plataforma: Conexões entre Atores Humanos e Não-Humanos nas Redes
LA5 – Comunicação, Poder e Mudança Social
LA6 – Organizações, Poder e Sociedade
DG – Comunicação, estética e neurociência
LINHA B – JORNALISMO, IMAGEM E ENTRETENIMENTO
LB1 – Sociedade do Espetáculo e Cultura da Imagem
LB2 – Perspectivas do Jornalismo na Sociedade Midiática
LB3 – Cultura da Mídia e Entretenimento
LB4 – História Cultural das Práticas Midiáticas
LB5 – Identidades Culturais nas Representações Midiáticas
LB6 – Estudos da Imagem
LB7 – Jornalismo, Práticas e Experiências Alternativas