INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar
Ícone do título

Textos Completos 2016


[sidebar name=”interprogramas”]


12º Interprogramas – 2016



Anais completos do 12º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero


(São Paulo-SP, 4 e 5 de novembro de 2016)


Textos originais como enviados pelos/as autores/as




  • 4 de novembro


Mesa 1 – Comunicação e Cibercultura


Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Profª. Dra. Roberta Brandalise


Perspectiva de proximidade: olhares sobre twilighters, nerdfighters e kélovers

Paula Fernandes, Joana d’Arc de Nantes Silva e Pedro Henrique Conceição dos Santos


Processos comunicacionais e transformações da intimidade em comunidades fan fiction: um estudo no site Nyah! Fanfiction

André Luis dos Santos


O desmontar da narrativa: Games Done Quick e o Gameplay de The Legend of Zelda Ocarina of Time

Mariana Amaro


Waze no jornalismo: inovação no jornalismo baiano a partir da mediação de dados colaborativos

Moisés Costa Pinto


 


Mesa 2: Linguagens e Tecnologias Digitais


Moderadores: Prof. Dr. Roberto Chiachiri


Data is the new black: o papel da Netflix na web

Stefania Ludescher Souza Ricciulli


Adaptação ou transmídia em universos narrativos: proposta metodológica para o estudo do universo de As crônicas de gelo e fogo

Aline Monteiro X. H. Borges


O vermelho como objeto da desatenção em Deadpool

Wanderley Anchieta


A produção de subjetividades e “certos modos” de envelhecer: uma breve reflexão a partir do documentário Envelhescência

Juliana de Matos Acquarone e Luciana da Silva Corrêa


 


Mesa 3: Comunicação e Cultura do Ouvir


Moderadores: Prof. Dr. José Eugenio Menezes e Prof. Dr. Herom Vargas


Voluntariado do canal Net Cidade de Santo André: um projeto inovador a serviço da comunidade

Carlos Alberto Kerr Rodrigues


A máscara da cidadania na internet

Vívian Duarte da Silva


Consumo de experiência ou experiência de consumo? Análise de duas páginas virtuais de mochileiras desprovidas de dinheiro

Andréa Braga Santiago de Sá


Professor e Mídia: (re) pensando saberes e currículos na perspectiva da Educomunicação

Isys Helfenstein Remião


 


Mesa 4: Mídia e Processos Políticos


Moderador: Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino


O impeachment como interesse de debate no Facebook: o engajamento por meio de comentários em posts sobre o tema

Fernanda Cavassana de Carvalho e Giulia Sbaraini Fontes


Uma abordagem discursiva das reportagens do jornal nacional sobre o processo de impeachment da Dilma Rousseff

Adriana Monserrat Cedillo Morales Moreira


Tipologias femininas na campanha de Marina Silva em 2014

Alice Marina Lira Lima


Enquadrando e discutindo o cuspe: as conversações online sobre o cuspe de Jean Wyllys em Jair Bolsonaro

Lucas Afonso Sepulveda, Thaís Choucair e Laura Lima


 


Mesa 5 : Narrativas Contemporâneas e Conhecimento


Moderadores: Prof. Dr. Dimas A. Künsch e Profa. Dra. Cilene Victor


“Bem-vindos à Washington”: estrutura narrativa e dramaturgia em House of Cards

Giancarlo Casellato Gozzi


Existem dois tipos de dor: a sombra na série House of Cards

Mayra Domingues Idoeta


Artes marciais, mídia, espetáculo e redes: as redes sociais digitais na dinâmica das artes marciais mistas

Everton de Brito Dias


“Os encantos de Francisco”: e-book como estratégia de transmidiação no jornalismo

Dahiana dos Santos Araújo e Valquíria Aparecida Passos Kneipp


 


Mesa 6: Comunicação e Cultura Visual


Moderadores: Profª. Dra. Simonetta Persichetti e Profª. Dra. Ana Coiro


Programas policiais: a exibição de meninas vítimas de violência sexual

Chloé Leurquin


Imaginário e pós-modernismo na argentina: convergências imagéticas entre publicidade e cinema na obra de Eliseo Subiela

Aline Almeida Duvoisin


As lembranças de si na mediação pela imagem: fotografia, narrativa e subjetividade no Facebook

Jéssica de Souza Carneiro e Idilva Maria Pires Germano


É preciso falar sobre estupro: o caso do estupro coletivo no Rio de Janeiro e a cobertura do jornal Extra Digital

Gabriela Vasconcellos Véras


A fotografia como registro da arte contemporânea

Jefferson Dias de Lima


 


Mesa 7: Jornalismo e Imagem


Moderadores: Dr. Cláudio Coelho e Prof. Dr. Alexander Hilsenbeck Filho


O espetáculo da política brasileira em cena: Jean Wyllys e Jair Bolsonaro

Suelen Homrich Motta


Quem dera ser um peixe: um movimento de arte e política uma análise da intervenção urbana #ocupeacquario

Bruna Luyza Forte Lima Oliveira


A espetacularização do jornalista através do Twitter

Theillyson de Rocco Lima


Apesar da crise ou por causa dela? Um estudo sobre a narrativa jornalística em tempos de economia em baixa

Luciano Feltrin




 



  • 5 de novembro


Mesa 1: Comunicação e Cibercultura


Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Prof. Dr. Rodrigo Fontanari


Estratégias publicitárias para o consumidor conectado: uma reflexão sobre comunicação, consumo e entretenimento na campanha #VemSeanPenn

Gracy Astolpho Duarte


O paraíso da capitalização e a personalização do diabo: o caso Facebook

Renato Santiago Nagasako


Interação mobile e os relacionamentos em tempos de plataformas móveis

Phillipe Halley Martins Pereira


O paraíso da capitalização e a personalização do diabo: o caso Facebook

Renato Santiago Nagasako


Capitalismo informacional e trabalho gratuito na internet: como o usuário transformou o Tripadvisor no maior site de viagens do mundo

Eduardo Scott Franco de Camargo


 


Mesa 2: Linguagens e Tecnologias Digitais


Moderadores: Prof. Dr. Roberto Chiachiri


A estrutura fundamental do discurso sustentável pela análise de peças publicitárias

Yoshio Maurício da Silva Tanaka


O papel do profissional de comunicação interna nas mediações existentes nos ambientes organizacionais

Carlos Phillipe Kelency


A performance “Corpo Ruindo” de Paula Garcia

Amanda Marques Pinto


Ciência em comunicação no YouTube brasileiro: Canal Manual do Mundo

Manuella Vieira Reale


 


Mesa 3: Comunicação e Cultura do Ouvir


Moderadores: Prof. Dr. José Eugenio Menezes e Profª. Dra. Miriam Cristina Carlos Silva


O vínculo na atuação do pesquisador de comunicação

Marcelo Henrique Souza Rodrigues


O Twitter e a formação de vínculos nas redes sociais

Emanuel Novaes Colombari


A parede como suporte de imagens endógenas e exógenas na contemporaneidade

Aline Silva Okumura


Visibilidades midiáticas e transgeneridade: apontamentos sobre um estudo de caso com Laerte Coutinho

Hadriel Geovani da Silva Theodoro


 


MESA 4: Mídia e Processos Políticos


Moderador: Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino


A virtualização da participação popular: uma análise do exercício da cidadania no portal Pensando o Direito

Victor Varcelly Medeiros Farias


A humanização das marcas como abordagem estratégica de relacionamento com os públicos nas redes sociais: Prefeitura de Curitiba e Magazine Luiza

Cândice Quincoses e Ana Carolina Spadin


A evocação do passado na revista Veja: contrato pragmático, atestação mnemônica e construção da realidade

Camila Freitas


Afro-brasilidade na escola: uma questão midiática

Fernanda de Araújo Patrocinio



Mesa 5 : Narrativas Contemporâneas e Conhecimento


Moderadores: Prof. Dr. Dimas A. Künsch e Profª. Dra. Helena Jacob


A narrativa que tece e entretece sentidos: apontamentos sobre complexidade e compreensão no jornalismo de Eliane Brum

Tayane Aidar Abib


A matriz narrativa na obra jornalística de Dorrit Harazim

Luciana Quierati


A encenação da leveza: a notícia em crise no telejornalismo brasileiro

Rosane Baptista


Submissos conscientes: a percepção dos jornalistas do sul do Brasil sobre mecanismos de controle editorial

Ester Athanásio


Bela, recatada e do lar: consumo e espetacularização da intimidade no discurso do jornalismo contemporâneo

Daniela Reis do Nascimento


 


Mesa 6: Comunicação e Cultura Visual


Moderadores: Profª. Dra. Simonetta Persichetti e Profa. Dra. Ana Coiro


Imaginário e representação social da marca rio: narrativas sobre o espaço convertido em mercadoria

Flávia Barroso de Mello


Comunicação, consumo e envelhecimento prêt-à-porter Jane Fonda e o ideal de envelhecimento bem-sucedido

Kareen Regina Terenzzo


A vaidade masculina na contemporaneidade líquida

Marta Cristina Buschinelli Pongidor


A moda como imagem onírica: uma análise benjaminiana da revista Harper’s Bazaar

Carolina Fabian Sato Gavino


 


Mesa 7: Jornalismo e Imagem


Moderadores: Dr. Cláudio Coelho e Profª. Dra. Mei Hua Soares


Jornalismo cultural e pseudoacontecimento: estudo da cobertura das megaexposições de arte no brasil entre 2010 e 2016

Bianka Nieckel da Costa Roloff


Música imaginada: o papel das tradições inventadas na construção da identidade midiática de André Rieu

Fernando Gonzalez


#Somostodoscelebridades: da construção do estrelato de anônimos na web

Deborah Susane Sampaio Sousa


Show de likes: uma análise da representação da mulher contemporânea na revista Cosmopolitan Brasil

Vivyane Garbelini Cardoso