Processo Seletivo do Mestrado

Ficou interessado(a) e quer conhecer mais sobre o Programa de Mestrado em Comunicação da Cásper? Venha ao Workshop, no dia 29/05/2018, das 19h30 às 21h00.

Inscrições gratuitas para participação nos workshops na Secretaria de Pós-Graduação pelos telefones (11) 3170-5857 e 5875 ou e-mail: [email protected]

2º SEMESTRE DE 2018

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE MESTRADO EM COMUNICAÇÃO DA FACULDADE CÁSPER LÍBERO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018

O Prof. Dr. Carlos Roberto da Costa, Diretor da Faculdade Cásper Líbero, no uso de suas atribuições regimentais, declara abertas as inscrições para o preenchimento de até 20 (vinte) vagas para o curso de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Comunicação.

O curso, que tem por área de concentração “Comunicação na Contemporaneidade”, articula-se em torno de duas linhas de pesquisa: “Processos Midiáticos: Tecnologia, Cidadania e Mercado” e “Produtos Midiáticos: Jornalismo, Imagem e Entretenimento”.

O processo seletivo obedecerá ao seguinte calendário:

1. Inscrições: 26/03/18 a 11/06/18

1.1 – Documentos necessários:
– Cópia autenticada do diploma de graduação;
– Cópia simples do RG;
– Curriculum vitae documentado;
– Pré-projeto de pesquisa direcionado a uma das linhas de pesquisa.

a) Inscrições pela internet de 26/03/2018 até 06/05/18 e presencialmente na Secretaria de Pós-Graduação: dias 07, 08 e 11/06/18.

b) O pré-projeto de pesquisa pode ser entregue até o dia 12/06/18, antes do início da prova de conhecimentos. Clique aqui para obter o modelo do pré-projeto.

1.2. Taxa de Inscrição: R$ 230,00 (duzentos e trinta reais), não havendo devolução desse valor em nenhuma hipótese.

Horário de atendimento da Tesouraria: de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 20h30.

2. Workshop de apresentação do Mestrado: 29/05/2018, das 19h30 às 21h00. Inscrições gratuitas para participação nos workshops na Secretaria de Pós-Graduação pelos telefones (11) 3170-5857 e 5875 ou e-mail: [email protected]

2.1. Os candidatos(as) também poderão agendar dia e horário para dialogar com um professor(a) para mais informações a respeito do mestrado e do pré-projeto de pesquisa através dos telefones ou do e-mail acima indicados.

3. Prova de conhecimentos (eliminatória): 12/06/18, das 9h às 12h.

A bibliografia, comum às duas linhas de pesquisa, compõe-se das seguintes obras:

MARTINO, L. M.S. Teoria das Mídias Digitais. Petrópolis: Vozes, 2014.

REVISTA LÍBERO. Líbero, ano XX, n. 40, jul./dez. 2017. Disponível online.

COIRO MORAES, A. L.; COELHO, C. N. P. (Orgs.). Cultura da Imagem e Sociedade do Espetáculo. São Paulo: UNI, 2016. Disponível online.

MENEZES, J.E.O. Cultura do Ouvir e Ecologia da Comunicação. São Paulo: Uni, 2016. Disponível online.

SANTOS, M. Para uma Abordagem Sistêmica da Comunicação Visual. Cognição, Psique, Tecnocultura. São Paulo: Plêiade, 2015. Disponível online.

4. Prova de proficiência em língua estrangeira (eliminatória): 12/06/18, das 14h às 16h.

O candidato deverá escolher entre um dos seguintes idiomas: Inglês, francês, espanhol e italiano. Certificados de proficiência em língua estrangeira emitidos por instituições competentes poderão ser aceitos após atenta avaliação e parecer por parte da Comissão de Seleção, reservada a decisão final à Coordenação da Pós-Graduação.

5. Divulgação dos aprovados para entrevista (no site da Faculdade): 13/06/18 (a partir das 20h).

6. Entrevistas: 14/06/18, das 14h às 19h.

7. Divulgação do resultado final (no site da Faculdade): 15/06/18.

8. Workshop de apresentação das disciplinas e indicação de orientadores(as) para os novos alunos: 19/06/18, das 16h30 às 18h30.

9. Matrícula dos novos alunos: de 19 a 22/06/18, das 9h às 20h.

10. Matrícula de alunos especiais, condicionada a avaliação prévia por parte da Comissão de Seleção e/ou da Coordenação: 26/06/18, das 9h às 20h.

11. Início das aulas: 10/08/18.

12. Informações na Secretaria de Pós-Graduação
Fones: (11) 3170.5875
(11) 3170.5928
(11) 3170.5857

E-mail: [email protected]

São Paulo, 26 de março de 2017.

Prof. Dr. Carlos Roberto da Costa

Diretor