Janaíra (de branco) após sua apresentação do Mestrado.

 

Nos dias 10 e 11 de outubro de 2013, o Programa de Pós Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) promoveu mais uma edição do COMUNICON – Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, com o tema “Memória, comunicação e consumo: vestígios e prospecções”, no Campus Francisco Gracioso, em São Paulo.

A programação do Congresso contou com a presença de conferencistas internacionais, além da apresentação de pesquisadores brasileiros durante o encontro de grupos de trabalho, visando promover um debate sobre a comunicação e o consumo, possibilitando a abertura de novos terrenos para reflexão.

Entre os pesquisadores do evento, a professora de Marketing e Comunicação na Fundação Getulio Vargas Online e mestre em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, Janaíra França, apresentou o artigo “#InstaYourCity: Paisagens Digitais, Cultura da Participação e Consumo” que aponta uma visão transdisciplinar, contemplando a expansão das mídias sociais, a cultura da participação e o consumo simbólico de imagens de cidade, por meio das paisagens digitais compartilhadas por pessoas que participavam de um concurso virtual de fotografia, através do aplicativo Instagram. “O COMUNICON conta com excelentes trabalhos e estar entre os melhores do GT confirma que toda a minha dedicação em participar do evento e escrever um artigo foi recompensada”, enfatiza a professora.

Motivada a se empenhar em novos estudos e pesquisas, Janaíra França ressalta a importância do Mestrado da Faculdade Cásper Líbero como incentivo acadêmico. “A Cásper foi determinante para minha vida acadêmica, as experiências vividas durante o mestrado foram intensas e de muito aprendizado. Minha orientadora, professora Dulcília Buitoni, os professores, os colegas e a instituição contribuíram para aguçar a pesquisadora dentro de mim e a consolidar um repertório de autores e teorias que ampliam minha visão no campo da comunicação”, comenta.