Nos dias 23 e 24 de agosto aconteceu o 2º Seminário Jornalismo Contemporâneo: Eleições e Desinformação, realizado pelo grupo de pesquisa Emancipa-Jor (Jornalismo Contemporâneo, Práticas de Emancipação Social na Cultura Tecnológica), ligado ao Mestrado da Faculdade Cásper Líbero. O evento recebeu pesquisadores de diversas instituições, de outras regiões brasileiras bem como da capital e do interior do estado de São Paulo. Contou com a participação de renomados jornalistas e pesquisadores que participaram das duas rodas de conversa ocorridas pelas manhãs e transmitidas pelo canal da Cásper no Youtube.

Entre as 11 instituições representadas no evento, das regiões Sudeste, Sul e Norte, estão: Universidade Federal de São Paulo (São Paulo, SP), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo, RS), Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG), Faculdades FACCAT (Tupã, SP),  Universidade Candido Mendes (Rio de Janeiro, RJ), Universidade Federal do Tocantins (Palmas, TO), Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (São João da Boa Vista, SP), Universidade de São Paulo (São Paulo, SP), Athon (Sorocaba, SP) e Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR), além de pesquisadores do Mestrado e da graduação da Faculdade Cásper Líbero.

Na primeira roda de conversa, participaram Natalia Leal, diretora da Agência Lupa; Juliana Dias, uma das responsáveis pelo Coletivo Bereia; e Juliana Arreguy, repórter de política no UOL. Na conversa, discutiu-se sobre o papel do jornalismo político e das agências de checagem no combate à desinformação durante o período eleitoral.

No dia 24, o editor de política do Nexo Jornal e responsável pelos podcasts “Politiquês” e “Durma com essa”, Conrado Corsalette; a jornalista Beatriz Pasqualino, criadora da Rádio Tertúlia e doutoranda na Universidade de São Paulo; e Felipe Parra, que atua na Rádio Universidade da USP e em projetos de podcast sobre desinformação, discutiram o papel do podcast como formato que tem colaborado com a discussão política durante as eleições.

Os resumos expandidos dos trabalhos apresentados serão disponibilizados nos anais do evento até outubro deste ano na página do Mestrado da Cásper, e as rodas de conversa podem ser acessadas abaixo:

Roda de conversa 1

Tema: Estratégias de enfrentamento da mídia jornalística e das agências de checagem contra a desinformação

Roda de conversa 2

Tema: O podcast como novo formato jornalístico na cobertura eleitoral e a desinformação