INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Por Manuela Montez, da equipe de assessoria da Fundação Cásper Líbero

O livro “Trending Topics” é resultado da pesquisa do agora mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, Marciliano Silva. A obra aborda a dinâmica de interação, das hashtags e dos processos midiáticos que conduzem determinados assuntos ao ranking de tendências da plataforma Twitter.

“Trending Topics” traz uma visão sobre a sociedade atracada em plataformas, a interação entre atores humanos e não humanos, o poder das redes e as redes de poder, a mercantilização do ambiente digital, a sociedade da caixa preta, os filtros-bolha, os influenciadores e os robôs digitais. Além disso, apresenta uma importante reflexão sobre as possibilidades das redes sociais digitais e sua influência na vida dos usuários.

Segundo Marciliano, a ideia de transforma a pesquisa em livro foi do irmão.

“Ele, como eu, achava que a dissertação já era praticamente o texto de um livro, que necessitaria apenas alguns retoques. Mas a realidade é que praticamente todo o conteúdo precisou ser reescrito, já que as linguagens são bem diferentes”, explica.

Para o autor, o maior desafio da apuração foi ampliar o escopo da pesquisa.

“Os algoritmos estão guiando tudo o que vemos e fazemos no universo virtual e fora dele. A ajuda do Prof. Dr. Marcelo Santos foi fundamental no direcionamento do trabalho de pesquisa”.

Marciliano relembra que iniciou o trabalho de pesquisa sem a exata noção da complexidade do tema.

O autor também relembra com carinho da Faculdade Cásper Líbero.

“Vejo a Cásper como uma segunda casa, um dos mais importantes pontos de inflexão na minha vida”.

Trending Topics, por Marciliano Silva

 

Marciliano Silva é Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero; MBA em Negócios Internacionais pela Fundação Instituto de Administração, (FIA); Pós-Graduado em Marketing pela ESPM e bacharel em Publicidade e Propaganda pela FIAM/FAAM.

“Trending Topics” está disponível no site da Amazon.