3-seminario

 

Comemorando seus dez anos de existência, o grupo de pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo, do Programa de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero, organizou em outubro de 2015 o seu terceiro seminário para debater pesquisas sobre a relação entre comunicação e a cultura na sociedade do espetáculo.

Fazem parte do seminário trabalhos que discutem a presença da indústria cultural na sociedade contemporânea e seu vínculo com a mercantilização da cultura, assim como trabalhos que refletem sobre produções culturais e práticas comunicacionais que procuram caminhos alternativos a esta mercantilização. A dimensão política da produção cultural, ou seja, da atuação de jornalistas, intelectuais e artistas, também está presente como objeto de investigação de pesquisas apresentadas no seminário. Foi dada atenção especial ao contexto contemporâneo de crescimento de posturas conservadoras, tanto do ponto de vista político quanto do ponto de vista cultural.

Os trabalhos apresentados no 3º Seminário Comunicação, Cultura e Sociedade do Espetáculo estão disponíveis abaixo, organizados em ordem alfabética:

Alexander Maximilian Hilsenbeck Filho
Comunicação, arte e cultura política nos movimentos sociais: a teatralidade sem terra e a literatura zapatista

Antonio Gonçalves Jr.
Apontamentos sobre a crítica de arte e as práticas artísticas: as intervenções no espaço e as diferentes construções do modo de ver

Carlos Costa
A cultura do selfie e a desmaterialização da imagem

Cláudio Novaes Pinto Coelho
Indústria Cultural e Sociedade do Espetáculo: a dimensão política da crítica cultural

Deysi Cioccari e Vivian Paixão
Intelectuais e imprensa em momentos de radicalização política: 1964/ 2015

Dimas A. Künsch
Pão e circo: o lado maligno do espetáculo nosso de cada dia

Dulcilia Schroeder Buitoni
Imagem, identidade e espetáculo

Eliana Natividade
Manifestações de papel: a ascensão espetacular do conservadorismo nas ruas brasileiras, em março de 2015

Emerson Ike Coan
“Fé cega, faca amolada”. Milton Nascimento e o sentimento “à flor da pele” nos álbuns “Minas” e “Geraes”

Ethel Shiraishi Pereira
Belas Artes Meu Amor, cine espetáculo em São Paulo

Fábio Cardoso Marques
A Dimensão Estética em Marcuse e a Relação Arte/Política 

Fábio Del Nero Silva Barbosa
A linguagem publicitária dos (auto) retratos do Facebook

Gilberto da Silva
Debord e a negação real da cultura

Guilherme Dogo
O jornalismo cultural e o espetáculo dos museus no século XXI

Ingrid Baquit
Sociedade do Espetáculo: Blogs e Blogueiras como Produtos

Jaime Patias
A cultura popular além do espetáculo

Jhonathan Wilker da Silva Pino
Coletivos de rua de São Paulo: da gratuidade à capitalização das festas

Márcia Eliane Rosa
A trajetória espetacular da exposição itinerante de David Bowie sob o olhar da mídia: a cobertura dos jornais The Guardian e Folha de S. Paulo

Mara Ferreira Rovida
Espetacularização ou dialogia? O repórter em trânsito no espaço urbano

Marcelo Bechara Frange
As Técnicas de Reprodução e o Espetáculo no Jornalismo Esportivo na Internet

Marlise Borges
Tribos Musicais Urbanas: A Sociedade do Espetáculo em um país chamado Brasil