INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

A Broadway não é aqui! Mas quem entende de musical é daqui, sim! A alegria de Gerson Steves é contagiante, assim como é a sua paixão pelo teatro, pela pesquisa, pelo conhecimento, pelo brilho em seu olhar para aprender e pela sua generosidade em dividir seu saber.

Foi desta forma que ele passou dois anos na Cásper Líbero! A cada descoberta, a cada entrevista, a cada livro lido, uma explosão de energia. Acredito ter sido “difícil”, mas também prazeroso para seu orientador, o Prof. Dr. Cláudio Coelho, seguir a euforia da descoberta, calar o vozeirão e ficar feliz com a seriedade de seu aluno.

O autor, Gerson Steves, no lançamento, com os professores Cláudio Coelho, orientador do trabalho de Mestrado, à direita, e Dimas Künsch, coordenador da Pós-Graduação.

O autor, Gerson Steves, no lançamento, com os professores Cláudio Coelho, orientador do trabalho de Mestrado, à direita, e Dimas Künsch, coordenador da Pós-Graduação | Crédito: Kátia Fanticelli

O resultado, uma belíssima dissertação de mestrado: “A Broadway não é aqui. Teatro musical no Brasil e do Brasil: uma diferença a se estudar”!

Mas a história, ou talvez os personagens entrevistados pelo Gerson, a produção de espetáculos, que remonta ao teatro jesuítico, não quiseram ficar restritos às páginas acadêmicas. A música, a dança, o texto precisavam de mais espaço para serem conhecidos e ouvidos por mais pessoas. E foi assim que, na noite do dia 11 de agosto, no espaço Parlapatões, na Praça Roosevelt, local de encontro de teatro e artistas, Gerson Steves reuniu, como ele próprio disse, “a academia e os artistas”, para o lançamento de seu livro “A Broadway não é aqui: um panorama do teatro musical no Brasil”, editado pela Giostri Editora.

Um texto importante para quem quer saber da história do teatro musical no Brasil. Um livro que rende homenagem aos autores que já escreveram sobre esse tema, mas que dá um passo além para tentar entender a volta deste gênero na sociedade contemporânea. Um olhar crítico como deve ser um trabalho científico, mas com a leveza daquele que não é apenas um estudioso ou pesquisador externo, mas alguém que atua, dirige e escreve.