INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

O congresso da Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação aconteceu em Buenos Aires, de 26 a 30 de setembro de 2022, e contou com a participação dos pesquisadores e professores do mestrado da Cásper.

O professor Liráucio Girardi Júnior e o mestre Adriano Francisco Geraldo (PPGCOM/USCS) apresentaram o trabalho “CulturAZ: Plataformas, Comunicação de Interesse Público e Cultura” no GT 10 – Comunicação, Tecnologia e Desenvolvimento. No texto, discorrem sobre o lugar e a função dos “Mapas Culturais” como plataforma de mapeamento de agentes culturais individuais e coletivos, cadastro de eventos, espaços culturais, tipos de projetos, editais etc. no conjunto de ações e diretrizes traçadas pelo Plano Nacional de Cultura (PNC) brasileiro. Também apresentam o projeto de criação de verbetes para a Wikipédia – relacionados aos Mapas Culturais e ao PNC – com o objetivo de dar visibilidade ao processo de revisão do Plano que ocorrerá em 2023.

No dia 28 de setembro, a professora Michelle Prazeres coordenou e mediou a sessão 5 – Jornalismo, democracia e desinformação, ocasião em que também apresenta o artigo “Jornalismo e desinformação: reconfigurações aceleradas pela infodemia“, em parceria com o mestrando Gustavo Nascimento.

A professora Carolina Terra, em co-autoria com a pesquisadora Bianca Dreyer, apresentou, no GT 2 – Comunicação Organizacional e Relações Públicas, o artigo “A interação em Relações Públicas: princípio essencial“.

A mestranda e pesquisadora Janine Saponara também apresentou seu artigo: “Metodologias que facilitam a interação entre cidadãos e elaboradores de leis – A Teoria U no projeto Repensar o DF 2030“, um dos focos da sua dissertação no programa.

Fechando as participações, a coordenadora e professora da pós-graduacão da Cásper, Marli dos Santos, coordenou o GT 16 – Estudos de Jornalismo e apresentou a pesquisa “Até a mesa é diferente. Novas e velhas propostas no jornalismo Audiovisual“.