O Mestrado da Cásper Líbero esteve representado no Congresso da International Association on Media and Communication Research (IAMCR), realizado em julho último na Universidade Complutense de Madrid, que teve como tema geral “Comunicação, Tecnologias e Dignidade Humana: Direitos Controversos e Verdades Contestadas”, e reuniu cerca de 1.700 participantes de 83 países.
A pesquisa An Analysis of the Brazilian Public Broadcasting System through the Circuit of Culture: the Empresa Brasil de Comunicação – EBC selecionada entre mais de 3 mil inscritas, foi apresentado no grupo de trabalho Políticas para Mídias de Serviço Público pela mestranda Ana Luiza Fleck Saibro, com a presença de sua orientadora, Ana Luiza Coiro Moraes. O trabalho analisa as condições culturais, políticas e econômicas envolvidas na criação e (não) consolidação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) enquanto instituição gestora do sistema público de radiodifusão no Brasil.
O artigo utiliza como protocolo analítico o circuito da cultura, de Paul du Gay, Stuart Hall e pesquisadores ligados ao campo dos Estudos Culturais britânicos. Trata-se de instrumental que permite uma visão global dos processos comunicativos, ou seja, uma análise das várias dimensões e momentos de um mesmo fenômeno ou de um artefato cultural. Admitida a natureza cultural da EBC, propõe-se a verificação das diferentes interfaces e interações entre produção, regulação, representação, identidade e consumo no âmbito da empresa.
A Mestre pela Faculdade Cásper Líbero, Marta Buschinelli Pongidor também esteve no evento, apresentando o trabalho The Representation of Masculine Identity in the Advertising of Cosmetics. O artigo examina como o homem contemporâneo é representado em anúncios de produtos cosméticos, na revista Men’s Health de diferentes países, dos cinco continentes e como, a partir dos sistemas de representação, é apontada uma noção de identidade masculina contemporânea. O estudo discute ainda o papel da publicidade e sua relação com a ditadura da boa forma e a construção de corpos perfeitos, bem como os conceitos de mundialização e culturamundo.