Pedro Agudelo Rendón, integrante do projeto de pesquisa “A compreensão como método”, desenvolvido conjuntamente por pesquisadores brasileiros da Faculdade Cásper Líbero e colombianos da Universidade de Antioquia, acaba de receber o Prêmio Literário da Casa de Las Américas em Cuba. Agudelo foi premiado na categoria Ensaio de tema histórico-social com o texto: América pintoresca y otros relatos ecfrásticos de América Latina.

O pesquisador colombiano Pedro Agudelo Rendón, um dos vencedores do Prêmio Casa de las Américas 2017 | Foto: Acervo pessoal de Raúl Osorio Vargas – UdeA

Fundada em 1959, a Casa de Las Américas promove, patrocina, premia e publica o trabalho de escritores, artistas plásticos, músicos e estudantes de literatura, artes e ciências sociais latino-americanos. O Prêmio Literário da instituição existe desde sua fundação, e a edição número 58, de 2017, contou com cinco categorias, assim nomeadas em espanhol: Novela, Poesía, Ensayo de tema histórico-social, Literatura Testimonial, Literatura brasileña (ficción) e Premio de estudios sobre la presencia negra en la América y el Caribe contemporáneos.

Importantes personalidades das letras na América Latina e do Caribe já participaram tanto como jurados quanto concorrendo ao Prêmio. Na categoria “Literatura brasileña (ficción)”, nomes de nossa literatura como Nélida Piñón e Nelson de Oliveira foram premiados em 2010 e 2011, respectivamente. O prêmio Casa de Las Américas edição 2017, na categoria Literatura brasileira, foi concedido à escritora Maria Valéria Rezende, com seu romance Outros cantos (editora Alfaguara). Nascida em São Paulo, Maria Valéria é freira e vive no estado da Paraíba. Foi vencedora do Prêmio Jabuti 2015 com a obra Quarenta dias, da mesma editora.

A obra vencedora de Agudelo busca jogar com os imaginários da América Latina em duas partes: a primeira é conceitual, na qual define o que é o imaginário e como é construído na sociedade; na segunda, faz uma análise da relação entre arte e literatura. Agudelo define o imaginário como um amálgama de imagens que produzem sentido na sociedade por meio de diferentes sinais. Segundo o autor, “o livro não pretende descrever o que somos como latino-americanos, mas o que imaginamos ser a América Latina”.

Seminário Brasil-Colômbia de Estudos e Práticas de Compreensão

Pedro Agudelo participa, no dia 4 de dezembro às 19h, do III Seminário Brasil-Colômbia de Estudos e Práticas de Compreensão, na Mesa 2 – MÉTODO DA COMPREENSÃO: OLHARES COLOMBIANOS, que acontecerá na Sala 15 – 5° andar da Faculdade Cásper Líbero.

O III Seminário Brasil-Colômbia de Estudos e Práticas de Compreensão é uma iniciativa do grupo de pesquisa Comunicação, Diálogo e Compreensão, do Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, com o apoio da Fapesp, e se realiza de 4 a 8 de dezembro de 2017, na Faculdade Cásper Líbero.

O Seminário tem como objetivo chamar o público, professores e alunos de Graduação e Pós-Graduação em Comunicação e profissionais do mercado a refletir sobre o tema da compreensão, tanto no universo do estudo, da pesquisa e da produção de conhecimentos, quando da vida pessoal, social e política. Acesse aqui para conferir a programação completa. As inscrições para as distintas mesas de trabalho (11 ao todo) são feitas pelo email [email protected].

Agudelo assina um dos capítulos do Livro Produção de conhecimento e compreensão, organizado por Dimas A. Künsch, Everton Dias, Mateus Yuri Passos, Paulo Emílio Fernandes e Pedro Torres Debs Brito, que será lançado durante o Seminário, com o selo da Faculdade Cásper Líbero. Seu artigo, “El método ecfrástico y los medios de la comprensión” segue a mesma temática do método ecfrástico, aqui em diálogo com o método da compreensão.

Sobre o artigo, os organizadores do livro escrevem: “Examinando as variantes e o potencial compreensivo da figura retórica da ecfrase, ou écfrase – uma ‘representação verbal de uma representação visual’, ou a descrição de um objeto ficcional ou não-ficcional que permite o ‘ver sem ver’’, e, com isso, a compreensão –, o autor traz para o debate aquilo que Morin chama de dimensão intelectual da compreensão, assim descrita por ele, em Os sete saberes necessários à educação do futuro: ‘A compreensão intelectual passa pela inteligibilidade e pela explicação. Explicar é considerar o que é preciso conhecer como objeto e aplicar-lhe todos os meios objetivos de conhecimento’.”

Continuam os organizadores: “A compreensão, como se sabe, abarca uma diversidade de sentidos que o método da compreensão assume, nos diálogos que busca tecer com conhecimentos diversos, teorias, experiências e sabedorias de vida, expressos em sua amplitude pelo autor do texto, quando diz que ‘comprehender es envolver, abrazar, rodear, abarcar, cercar, contornear, contener, incluir, interpretar, discernir, alcanzar y descifrar’. Aqui, o dualismo se transforma em complementaridade: compreensão e explicação ‘se abraçam’ no diálogo fértil e promissor com o mundo da arte por meio do auxílio da ecfrase”.

Além de Produção de conhecimento e compreensão, será lançado um segundo livro durante o Seminário, Para compreender a compreensão, dos mesmos organizadores. No dia do lançamento dos livros, a Organização do Seminário promove um debate sobre os acordos de paz na Colômbia, que contará com a participação dos colombianos Pietro Alarcón (PUC-SP), Raúl Osorio Vargas (Universidad de Antioquia) e María Paula Hernández Bergsneider (Estudante de jornalismo colombiana, intercambista na Cásper Líbero), e ainda da jornalista brasileira Mariana Ghirello, que está na Colômbia desde janeiro de 2016 fazendo a cobertura dos acontecimentos envolvendo os acordos de paz. A mesa redonda acontecerá dia 5 de dezembro, às 19h no Teatro Cásper Líbero, sob a mediação da Profa. Cilene Victor.

Produzidos em sistema Creative Commons, e patrocinados pela Faculdade Cásper Líbero, os dois livros serão disponibilizados integralmente no site da Faculdade Cásper Líbero após o lançamento no dia 5 de dezembro.

III Seminário Brasil-Colômbia de Estudos e Práticas de Compreensão

De 4 a 8 de dezembro de 2017

Faculdade Cásper Líbero

Avenida Paulista, 900.

Bela Vista – São Paulo

Telefone: (11) 3170-5880

Programação do Seminário

Inscrições pelo email: [email protected].