Nos dias 8 e 9 de novembro pesquisadores (as) da Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero participarão do VI ComCult, o Congresso Internacional de Comunicação e Cultura que será realizado no Campus Liberdade da Universidade Paulista – Unip, em São Paulo. O evento, que em 2015 foi realizado na Cásper Libero, é organizado pelos grupos de pesquisa Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (CISC da PUC/SP), Mídia e Estudos do Imaginário (Unip) e Comunicação e Cultura do Ouvir (Cásper Líbero), contará com a presença de convidadas como Dra. Isabel Maria de Oliveira Capeloa Gil, da Universidade Católica de Portugal; Dra. Marisa Muñoz, da Universidad Nacional de Cuyo; Dra. Anahí Ré, da Universidad de Córdoba, Dra. Dra. Valentina Bulo, da Universidad de Santiago e da Dra. Birke Mersmann, da Universidade de Marburg, Alemanha.

A comissão científica do evento propôs o tema “redes, vínculos e ambientes” considerando que “coexistem, lado a lado, ambientes de distribuição das informações e ambientes para sua sonegação, o esclarecimento com o obscurecimento, a conclamação à resistência com o incentivo à conivência. Os ambientes oferecem respaldo a quaisquer programas. Conhecer melhor a dinâmica dos ambientes, das redes e dos vínculos é o desafio que se coloca para o nosso VI ComCult nos tempos turbulentos de crises e retrocessos”. O congresso, presidido por Norval Baitello Jr., conta com Comissão Científica presidida por Malena Segura Contrera e integrada por Maurício Ribeiro da Silva, Jorge Miklos e José Eugênio Menezes.

Os temas serão debatidos em nove Grupos de Trabalho: 1. Ambientes sonoros da Comunicação, 2. Memória e vínculos comunicativos, 3. Ecologia comunicativa comunitária, 4. Vínculo e corpo na Comunicação, 5. Imagens e ambientes de conflito, 6. Ambientes visuais, 7. Imaginário e vínculos, 8. Redes de comunicação e 9. Vínculo, coerção e resistência.

Entre os pesquisadores (as) da Cásper ou de outras instituições vinculados aos grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação que tiveram trabalhos aprovados para apresentação no VI ComCult estão:

• Carlos Philipe Kelency – Do vinil ao streaming: formatos e difusão e armazenamento de músicas e suas relações com a experiência do ouvinte;
    • Christiano Blota – O humor e os vínculos no radiojornalismo: o quadro Buemba!, Buemba!, da Bandnews;
    • Deysi Cioccari e Simonetta Persichetti (Jair Bolsonaro – mídia, imagem e espetáculo na política;
    • Elcio Padovez – O Jornal Nacional apresenta: a cultura russa, suas raízes e o espetáculo televisivo pré-copa do mundo;
    • Ethel Shiraishi Pereira – Corridas de rua e vínculos com a cidade consumo de lazer e turismo espetaculizados;
    • Fabiola Ballarati Chechetto – Vim, viralizei e venci. Comunicação e política nas eleições italianas 2018;
    • Fernanda Patrocínio – O som do silêncio em Milagre dos Peixes;
    • Filomena Salemme – O comportamento do ouvinte na era do podcast – modos de consumo e interação;
    • Henrique Terra – O rádio e os vínculos sonoros no horário de propaganda eleitoral gratuita;
    • José Eugenio Menezes e Julia Lúcia de O. Albano da Silva (Fecap e Unisa) – Cultura do ouvir, vínculos e ambientes comunicacionais na exposição coletiva O Círculo;
    • Léo Levatti – A empatia e o vínculo sonoro como facilitadores da comunicação jornalística no podcast Mamilos;
    • Maria Angélica Aleixo Beck Lourenço – Rádio, memória e pertencimento: narrativas de vínculos e afetos;
    • Mauro de Souza Ventura (Unesp) – Vínculos teóricos e paisagem sonora: os escritos europeus sobre música de Otto Maria Carpeux;
    • Natália Constantino Diogo – As conversas e a tentativa de geração de vínculos pelo uso do headphone;
    • Tiago da Mota e Silva – A angústia na comunicação: sobre vínculos, logros e mídia;
    • Ulisses Gustavo P. Pena – O lugar do corpo e dos vínculos entre os jogadores de World of Warcraft;
    • Vinicius Riqueto de Oliveira – Employee experience: vínculos e a complexidade da experiência dos funcionários em ambientes organizacionais.

Clique aqui para mais informações sobre as inscrições para o evento.