INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar
Icone do titulo
Icone do titulo

SOBRE O CENTRO
INTERDISCPILINAR (CIP).

Por meio de seu programa de concessão de bolsas, o CIP apoia projetos docentes e de Iniciação Científica, distribuídos entres os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet e Relações Públicas.

A Faculdade Cásper Líbero reconhece que o ensino de excelência, a pesquisa científica e a extensão são indissociáveis. É por meio da pesquisa científica que o aluno desenvolve plenamente suas competências e habilidades e amplia sua vivência acadêmica, sua visão de mundo e contribui para integrar o conhecimento teórico à prática.

A excelência acadêmica também é vislumbrada pelos professores da Cásper Líbero. A qualificação e a formação contínua do corpo docente, bem como o seu envolvimento com a produção científica e o intercâmbio com as comunidades acadêmicas, permitem aos professores responder às demandas e aos desafios trazidos pelos avanços tecnológicos e pelas constantes transformações sociais.

A relevância do CIP pode ser percebida pela produção acadêmica e pela participação de seus pesquisadores em grupos de pesquisa registrados no CNPq e nos fóruns e congressos de notório destaque na área de Comunicação, tanto nacionais quanto internacionais.

Além de apoiar e fomentar a pesquisa no campo da Comunicação, o CIP dispõe de uma importante ferramenta de divulgação científica: a Revista Communicar&, primeira revista multimídia de divulgação científica dedicada exclusivamente a pesquisas da Área da Comunicação. A área também produz conteúdos multiplataforma, como podcasts e, em parceria com a Editora Cásper, o CIP também publica ebooks com os anais de pesquisas realizadas a cada ano por alunos e professores, contemplados com o programa de bolsas.

+20

Anos

+350

Projetos

Iniciação científica e
pesquisas docentes

Grupos de Pesquisa
registrados no CNPQ

Icone do titulo

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Atento à importância de aproximar a produção científica da graduação do stricto sensu, o CIP atua em parceria com a Pós-Graduação e adota a área de concentração do Mestrado - Comunicação na Contemporaneidade - bem como suas respectivas linhas de pesquisa:

  • A linha enfatiza as pesquisas voltadas aos processos comunicacionais na contemporaneidade, com destaque para organizações públicas, privadas e de cunho social e as relações de poder presentes nesse universo. São temas dessa linha de pesquisa: os modelos de organização e de negócios e a economia da comunicação no mundo permeado pelas tecnologias digitais; a constituição das redes nas interações e seus processos de gestão em espaços institucionais; os fluxos de poder presentes nas redes e nas relações entre cidadãos e instituições; as mudanças na percepção do tempo e do espaço, as dinâmicas culturais e os vínculos nos ambientes comunicacionais.

  • A linha de pesquisa busca refletir sobre as práticas comunicacionais e as narrativas contemporâneas no cenário da comunicação e da informação. São temas desta linha: a cultura como esfera de sentido e de análise de produtos e artefatos midiáticos e de suas processualidades; o ecossistema midiático e seus impactos na produção, circulação, distribuição e consumo de conteúdos informativos e de entretenimento; as narrativas imagéticas na economia das trocas simbólicas do cotidiano e no contexto dos estudos visuais; a diluição das fronteiras entre os domínios da informação e do entretenimento, do público e do privado.

Icone do titulo
Icone do titulo

Depoimento

Confira o relato da casperiana Letícia Brito sobre a sua experiência enriquecedora com a iniciação científica no CIP:

Fórum de Pesquisas / Fórum do CIP.

O evento tem como objetivos divulgar as pesquisas discentes e docentes, promover o diálogo entre os pesquisadores e apresentar para a comunidade casperiana os estudos desenvolvidos na faculdade.

Saiba Mais

Ebooks CIP

Comunicação e Cultura Geek

O Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) presta sua homenagem ao quadrinista lançando o e-book “Comunicação e Cultura Geek” pela Editora Cásper Líbero, que contém artigos de pesquisadores da Cásper e de outras instituições como ESPM, UFRJ e UFF, analisando quadrinhos, cosplay, mitologia, K-pop, J-pop, games, dentre outros assuntos relativos à cultura geek.

Saiba Mais

12 Tendências da Comunicação no Pós-Pandemia

O projeto “O Futuro da Comunicação Pós-Pandemia” consistiu na realização de lives com professores(as) pesquisadores(as), que buscaram refletir sobre as questões apresentadas pela pandemia e pelo isolamento social ao universo da Comunicação.

Saiba Mais
Icone do titulo
Icone do titulo

CONHEÇA O PODCAST PESQUISAR

O projeto é realizado pelo CIP em parceria com a Rádio Gazeta Online

Nele, pesquisadores do CIP conversam sobre os estudos desenvolvidos com o apoio da Cásper e sobre as contribuições dessas pesquisas para o futuro da comunicação.

Saiba Mais
Podcast PesquisAr