Cursos e disciplinas

Jornalismo

Público

Jornalistas profissionais, profissionais da área de comunicação em geral e de outras áreas, assim como estudantes recém-formados com interesse em reciclar sua forma de perceber, experimentar e praticar o jornalismo e de reafirmar seu papel social e político, num tempo de mudanças, de procura e emergência de novos modelos, em estreita conexão com as tecnologias digitais e a cultura de redes.

Disciplinas básicas

  • Apuração e Produção da Reportagem
  • Criação e Edição do Texto Jornalístico para Diferentes Mídias
  • Jornalismo e Mídias Digitais
  • Narrativas Jornalísticas Audiovisuais

Disciplinas complementares

  • Comunicação, Globalização e Cultura da Imagem
  • Comunicação, Redes Sociais e Cibercultura
  • Jornalismo Cultural
  • Jornalismo Esportivo
  • Jornalismo, Gastronomia e Moda
  • Mídia, Complexidade e Poder

Disciplina obrigatória                                                                                                 

  • Temas e Problemas Atuais em Comunicação

 

Comunicação Organizacional e Relações Públicas

Público

Profissionais, recém-graduados e demais interessados no aprimoramento de seus conhecimentos em comunicação organizacional e relações públicas, em se qualificar melhor para o mercado de comunicação por meio do exercício do senso crítico, da gestão de conhecimentos e da aposta no diálogo possível entre os vários atores do cenário corporativo, para além das necessárias competências em gestão de crises e planejamento estratégico.

Disciplinas básicas

  • Comunicação e Crise: a Organização na Era da Imagem
  • Estratégias de Comunicação para Líderes e Empregados
  • Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade
  • Planejamento Estratégico de Comunicação e Relações Públicas

Disciplinas complementares

  • Análise de Mercado e Tendências
  • Comunicação Pública e Relações Governamentais
  • Gestão de Projetos Sociais, Culturais e Esportivos
  • Gestão e Empreendedorismo
  • Marca, Identidade e Imagem Corporativa
  • Marketing de Serviços e Gerenciamento de Clientes

Disciplina obrigatória                                                                                                 

  • Temas e Problemas Atuais em Comunicação

 

Marketing e Comunicação Publicitária

Público

Profissionais da área de comunicação, recém-graduados e outros profissionais desejosos de ampliar seus conhecimentos em marketing e publicidade, atentos às velozes mudanças que ocorrem hoje nos universos da produção, da venda e do consumo e com o olhar voltado não apenas para a necessidade constante de reinventar ações e estratégias e de fugir à mesmice, mas também para o lugar central ocupado nesses processos pelo cliente, consumidor, cidadão.

Disciplinas básicas

  • Análise de Mercado e Tendências
  • Gestão e Empreendedorismo
  • Marca, Identidade e Imagem Corporativa
  • Marketing de Serviços e Gerenciamento de Clientes
  • Marketing e Comunicação Persuasiva

Disciplinas complementares

  • Comunicação e Crise: a Organização na Era da Imagem
  • Comunicação Pública e Relações Governamentais
  • Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade
  • Gestão de Projetos Sociais, Culturais e Esportivos
  • Semiótica e Eficácia da Comunicação

Disciplina obrigatória                                                                                                 

  • Temas e Problemas Atuais em Comunicação

 

Observação:
As disciplinas: “Produção de Transmídia” e “Criação: Formatos, Linguagens e Bíblia Transmídia”, são equivalentes como livres para as três áreas de especialização.