INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

O que: Etapa “interna” de trabalho junto ao professor-orientador. Os alunos e grupos tem até abril para fazer mudanças de escopo e abordagem nos projetos. Não é necessária uma entrega formal, mas considera-se ideal este prazo para fechar o projeto que será anexado ao relatório de qualificação.

Quando: Até abril.

Ouça e participe da vida das pessoas que você entrevistará.
Se dividir metas por mês e por integrante do grupo, não fica pesado pra ninguém e nem uma correria infernal nas semana finais!
Mergulhe no tema de cabeça, pode te render muitos frutos além do TCC!
Paola Lanna Dogo, defendeu o TCC em 2016

Se puder alugar equipamentos, alugue as lapelas. Elas são prioritárias. Um áudio ruim pode estragar seu melhor vídeo.
Isabella Marinelli, defendeu o TCC em 2016

Em relação a monografias: sempre faça um pouquinho a cada dia e comece a ler livros e artigos já nas férias. Sempre converse com seu orientador e com outros professores e, principalmente, tenha sempre muita calma, vai dar tempo.
Isabella Faria, defendeu o TCC em 2016

Sobre monos: começa! Começa agora, começa já. Começa do jeito que der. As primeiras palavras são as mais difíceis, depois flui que é uma beleza!
Letícia Gerola, defendeu o TCC em 2016

Se for gravar, insista na luz do dia. Mas de qualquer maneira leve um sungun E um setlight. Confira mais de uma vez que o áudio está certo.
Mathias Duncan Brotero, defendeu o TCC em 2016

Só depende de você encarar o TCC como um bicho de sete cabeças como parece. Se você aproveitar cada momento, se dedicar e não deixar nada para a última hora, vai ser uma das melhores experiências que você vai viver na faculdade!
Andressa Lelli, defendeu o TCC em 2016

Dicas práticas:
– O TCC parece um bicho de sete cabeças, mas não é. É só se organizar que tudo caminha bonitinho;
– Sabe aquela história de planejamento? Faça isso, será MUITO importante ao longo de todo o processo;
– Coloque metas, elas te ajudarão a se manter dentro dos prazos – algo importantíssimo para sua saúde mental e do seu orientador;
– Cumpra as metas! Escrever cinco mil toques por semana é muito mais fácil que escrever 50 mil numa tacada só;
– Prepare-se bem para as entrevistas! Sente com um jornalista/professor que admira e pergunte como pode extrair o melhor dos entrevistados. Talvez você só tenha uma oportunidade de conversar com a pessoa, aproveite-a ao máximo!
– Vá na orientação, converse com seu orientador, seja sincero com ele(a) e consigo mesmo, ouça o que ele diz, sugue tudo o que ele pode te prover, cobre retorno se for necessário, reclame!
– Aproveite o processo. Curta a jornada. Cresça como jornalista, como pessoa, como ser-humano;
– Não faça do TCC apenas uma entrega, faça dele um aprendizado contínuo;
– SUJE OS SAPATOS!
– Saia da zona de conforto, sue, chore, sorria, viva! Esse momento não vai voltar – a não ser que você, assim como eu, não se planeje e tenha que fazer tudo de novo;
– Esteja aberto para o novo!
Victor Leite, defendeu o TCC em 2016

Backups salvam vidas, NUNCA CONFIE SÓ NO DRIVE. E tente coincidir as férias do estágio/trabalho com os momentos críticos, tipo qualificação e etc, ou as férias de julho.
Natália Tomé Scalzaretto, defendeu o TCC em 2016

Não se desespere se seu projeto não sair exatamente como planejado e, no meio do caminho, você tiver que mudar um monte de coisa. Acontece. É normal. Você sobrevive depois.
Paola Zanquetta Perroti, defendeu o TCC em 2014

Sites dão trabalho. Dê uma voadora em quem disser “mas seu TCC é SÓ um site?”. Aliás, dê uma voadora em quem disser “Mas seu TCC é só isso?” independente do projeto.
Camila Lafratta, defendeu o TCC em 2014