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Comunicação interna e planejamento estratégico na modernidade líquida

[sidebar name=”mestrado”]
Autor: Cristiano Roberto Sant’ana
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 27/03/2013

Resumo

Este trabalho analisa como se dá o processo de comunicação interna de uma organização na contemporaneidade, num momento em que as estruturas socioculturais mudam muito rapidamente, as pessoas mantêm ligações muito frágeis umas com as outras e aumentam os contatos através dos computadores. O estudo é feito principalmente sob a ótica das teorias da pós-modernidade estudadas por Zygmunt Bauman em livros como Modernidade Líquida , Amor Líquido e Vida  Líquida, e das concepções de Norval Baitello Junior sobre ambiência e vínculos os processos de comunicação. A partir dessas chaves de leitura busca-se compreender o ambiente organizacional contemporâneo, onde a alta competitividade, as mudanças constantes e a pressão por resultados rápidos dificultam o estabelecimento dos vínculos e a criação de ambientes comunicacionais  saudáveis. A dissertação avalia mais precisamente os processos utilizados pela empresa Nipro Medical Ltda na comunicação dos seus planos e estratégias a todos os níveis corporativos, de modo que as ações planejadas sejam cumpridas conforme o estabelecido. A partir de autores como Margarida Kunsch, Marlene Marchiori, Flávio Valsani e Else Lemos, apresenta um painel sobre Comunicação Interna e descreve as principais ferramentas de comunicação utilizadas no contexto da empresa. O processo de construção do planejamentoestratégico da empresa e da comunicação das ações necessárias para que ele aconteça também são analisados na dissertação, mostrando o papel da  área de comunicação como parte importante na gestão do negócio. Uma pesquisa de campo, fundamentada nas concepções de Bauman e Baitello, feita com colaboradores da empresa, revela indícios de que as características da sociedade “líquido -oderna” interferem no processo comunicacional interno e de que o cultivo dos vínculos entre os protagonistas dos processos comunicativos são importantes para que eles ocorram de forma eficaz.
Palavras – chave: Processos Comunicacionais. Comunicação Interna. Zygmunt Bauman. Vínculos. Planejamento Estratégico.Modernidade Líquida.