INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar
Ícone do título

Communicare - Volume 4, Edição 1 - 1º semestre de 2004

APRESENTAÇÃO


Comunicador e comunicólogo

Comunnicator and Communicologist

Lean Mendes de Barros


 


ARTIGOS


COMUNICAÇÃO: TEORIAS E METODOLOGIAS


Os desafios do pós-humano

The challenges of the posthuman

Lucia Santaella


Processos de mediação: da mídia primária à mídia terciária

Media processes: from primary to tertiary media

José Eugênio de O. Menezes


Ação social e estrutura de significados. Aproximações iniciais entre métodos para a

compreensão do real

Social action and structure of meanings. The first approaches between methods to understand what is real

Luís Mauro Sá Martino


 


COMUNICAÇÃO, POLÍTICA E SOCIEDADE


Operários de Sentidos na Aldeia Global. Mediação do trabalho, reestruturação produtiva e construção de identidades

Workers of meanings in the Global Village. Mediation of labor, productive restructure and identity construction

William Dias Braga


Alcoolismo e identidade na teledramaturgia brasileira: o caso da telenovela Celebridade (2003)

Alcoholism and identity in Brazilian TV drama: the “Celebridade” soap opera case (2003)

Edemilson Antunes de Campos


Redes digitais de solidariedade social

Digital networks of social solidarity

Juciano de Sousa Lacerda


 


EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMUNCAÇÃO E LINGUAGENS


O desafio: MPB e luta de classes, sin perder La ternura

The challenge: MPB and the sruggle of classes, without losing tenderness

Irineu Guerrini Jr.


Nas ondas da lama: Manguebeat, divulgação e mídia

On the waves of mud: Manguebeat, release and media

Herom Vargas


Publicidade ou poesia multimidiática?

Advertising or multimedia poetry?

Sonia Breitenwiesser Alves dos Santos Castino


 


COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E MERCADO


Cultura organizacional pós-moderna e produção de mitos: uma solução de continuidade

Postmodern organizational culture and myth production: a solution to continuity

Tânia A. Câmara Baitello


Perspectivas para a publicidade no século XXI

Perspectives for advertising in the 21st Century

Roberta Cesariono Iahn


 


RESENHAS


A recepção como método de investigação da comunicação e cultura

LOPES, Maria Immacolata Vassalo; BORELLI, Silva Helena Sim?es; RESENDE, Vera da Rocha.

Vivendo com a telenovela – mediações, recepção, teleficcionalidade. SP: Summus, 2002.

Ana Maria Camargo Figueiredo


Um ensaio moral sobre a fotografia

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Carlos Roberto da Costa


Páginas da comunicação nas empresas

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial – teoria e pesquisa. Barueri: Manole, 2003

Luiz Alberto Beserra de Farias


Os vieses dos vínculos humanos

FLUSSER, Vilém. A história do Diabo. São Paulo: Martins Fontes, 1965.

Mônica Maria Martins de Souza