Ícone do título

Classificação: Dissertação/Tese
Data: 18/03/2009

Resumo

Esta dissertação discute os aspectos teóricos e culturais da grande-reportagem na televisão brasileira sob o olhar do programa Globo Rural, tentando descobrir de que forma o programa elabora sua produção de sentido em comparação ao jornalismo convencional, numa época de crise dos velhos paradigmas. Ao lançar luzes sobre o problema que pode ocorrer a partir dessa transformação sobre o jornalismo televisivo, a hipótese mais provável é de que a linguagem do Globo Rural favoreça a construção de narrativas em patamares mais próximos dos instrumentos da expressão da literatura e dos relatos ficcionais. O trabalho parte de uma análise prática sobre reportagens exibidas na televisão brasileira, para testar  suasargumentações conceituais. Por isso, é uma pesquisa qualitativa. Respeitando os limites de atuação do jornalismo, busca interfaces com a linguagem e a semiótica da cultura. Propõe também que essa questão sirva de base para as pesquisas sobre um projeto pedagógico da linguagem televisiva e dos processos audiovisuais.

Palavras-chave: Jornalismo. Complexidade. Comunicação não-verbal. Globo Rural. Histórias de vida. Narrativas