INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

Classificação: Dissertação/Tese
Data: 05/10/2009

Resumo

Esta dissertação analisa a TV digital e suas potencialidades – alta resolução, multiprogramação, interatividade e mobilidade – utilizando, para exemplificar a mudança de sistema representada pela digitalização da TV analógica, os programas do gênero talkshow. Trata-se de um gênero consagrado em todo o mundo e que faz parte da grade de programação nacional desde o início da TV no Brasil. As novas tecnologias da comunicação modificam tanto o conteúdo quanto a relação da mídia com seus públicos. No caso da TV digital – e suas ferramentas potencializadas pelo Set-top Box e pelo software intermediário nele instalado –, as ações permitidas também influenciam diretamente a postura do telespectador, já que alteram o sistema tradicionalmente unidirecional de comunicação. Devido, principalmente, à interatividade proporcionada, o papel clássico do espectador é transformado e a ele é acrescentada a função de interagente (um vínculo que dá voz ao indivíduo anteriormente chamado de receptor dentro da relação estabelecida desde a primeira metade do século passado). As mudanças inauguram uma nova fase da televisão no mundo, promovendo o televivente e estreando um sistema de comunicação que ainda procura brechas para desenvolver suas potencialidades, e que não deve mais ser compreendido da mesma maneira.Palavras-chaves: 1.Televisão. 2.Tecnologia. 3.TV digital. 4.Interatividade. 5.Recepção. 6.Talkshow.