Ícone do título

Ética e encantamento na preparação do jornalista: Contribuições da Paideia

[sidebar name=”mestrado”]
Autor: Felipe Domingos de Mello
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 21/09/2012

Resumo

Este trabalho tem por tema a aproximação e a ampliação da compreensão do ensino da ética – especialmente em sua capacidade de inspirar causas (motivações), para além das consequências (técnicas) – na etapa de graduação da preparação do jornalista, dadas as oportunidades e responsabilidades cotidianas inerentes à tarefa de comunicar em âmbito coletivo. O campo de observação é composto pelo contato com dois cursos de Jornalismo, suas matrizes curriculares e ementas, assim como entrevistas (com professores, alunos e especialistas), questionário de pesquisa quantitativa (com alunos), acompanhamento de aulas de ética e verificação de um conjunto de referenciais teóricos relacionados ao tema. O interesse se dá tanto na emissão por parte dos mestres quanto na recepção por parte dos discípulos. Dois pilares centrais e um auxiliar constituem a estrutura: o primeiro é a apresentação da oferta do tema nos cursos pesquisados (aulas da disciplina de ética), as propostas dos seus emissores (método de ensino dos professores) e o acolhimento dos estímulos pelos seus receptores (interesse e impacto nos alunos). O segundo pilar é a apresentação da Paideia, buscando compreender a pertinência da importação de algumas de suas reflexões teóricas e atividades práticas como elementos de inspiração complementares a serem colocados à disposição dos alunos contemporâneos. O pilar auxiliar diz respeito às contribuições do pensamento compreensivo ao tema central, a partir das investigações junto ao Grupo de Pesquisa “Comunicação, Jornalismo e Epistemologia da Compreensão”, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado em Comunicação – da Faculdade Cásper Líbero. Os pilares do trabalho vêm acompanhados de uma analogia com a jornada do herói, partindo do chamado à aventura, o encontro com os mentores e o retorno para o compartilhamento do elixir com a comunidade. Este trabalho se insere na Linha de Pesquisa do Mestrado da Faculdade Cásper Líbero denominada “Produtos Midiáticos: Jornalismo e Entretenimento”.
Palavras-chave: Comunicação, Ética, Jornalismo, Graduação, Paideia, Compreensão, Diálogo, Protagonismo, Simpósio.