Autora: Renata Barbosa Malva |
Tipo de produção: Produção científica |
Classificação: Dissertação/Tese |
Data:13/08/2012 |
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo de como ocorre a competição de discursos ambientais entre organizações e ativistas, a fim de conquistar o entendimento do público no espaço online. De um lado, há um discurso hegemônico da sustentabilidade, que estabelece um quadro de entendimento de sua imagem perante seus públicos e dificilmente é desafiado. De outro lado, há um discurso questionador, que interrompe um fluxo de pensamento e uma determinada forma de compreender a realidade. Esses dois discursos competem entre si para conquistar o entendimento do público. Para a realização dessa pesquisa, foram selecionadas três empresas: Colgate-Palmolive, Garnier e Johnson & Johnson. O espaço escolhido para a análise desse trabalho foi o virtual, sendo que os discursos das organizações foram observados em seus respectivos sites e, dos ativistas, em uma comunidade da plataforma Orkut, denominada “Sou contra testes em animais”. No primeiro, pode-se observar que as empresas utilizam a retórica em seu discurso a fim de construir uma imagem positiva perante seus públicos. No segundo, ativistas se empenham para mostrar ao público das empresas que há a necessidade de mudanças, engajando e motivando esse público à ação. Para o efeito, ativistas elaboram contra-discursos baseados na razão, emoção, vivência e testemunho. Essa constelação de discursos em tensão é capaz de gerar uma esfera pública de reflexão e discussão.
Palavras-chave: Discursos ambientais. Competição. Organizações. Ativistas. Espaço online.