Autor: Renato de Almeida Vieira e Silva |
Tipo de produção: Produção científica |
Classificação: Dissertação/Tese |
Data: 18/04/2011 |
Resumo
Este trabalho propõe uma reflexão sobre o processo de construção das representações sociais e
culturais da França no Brasil por meio das narrativas jornalísticas contemporâneas e das
identidades estabelecidas por aquele país na sociedade brasileira, a partir de registros obtidos em
jornal e revista de grande circulação, na condição de veículos produtores ou reprodutores de
mensagens capazes de divulgar, descrever, evidenciar ou reforçar aspectos que de alguma forma
já estavam presentes na sociedade brasileira. Analisa como percebemos a França em sua
representação e que influência esse país produziu na formação e na construção da sociedade
brasileira e de nossa identidade cultural. Tem como recorte o Ano da França no Brasil, período
em que se comemora a parceria histórica entre os dois países. Utiliza como base os textos
jornalísticos publicados no período compreendido entre abril de 2008 e dezembro de 2009 nos
veículos Folha de S.Paulo e Carta Capital
Palavras-chave: 1.Comunicação 2.Representações sociais 3.Interculturalidade 4.Narrativas
jornalísticas.5.Ano da França no Brasil.