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Sujeito e personagem na comunicação corporativa: O caso do jornal modulando na Man Latin America

[sidebar name=”mestrado”]
Autor: Marcos José Ferreira de Brito
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 26/10/2010

Resumo

O presente trabalho investiga a viabilidade de uma prática diferenciada de jornalismo no âmbito corporativo, sustentada nas ideias de sujeito ativo e de personagem, a partir do exemplo da montadora de caminhões e ônibus MAN Latin America: a concepção e produção do informativo interno Modulando, dirigido a 5 mil empregados distribuidos por uma fábrica em Resende (RJ), por escritórios em São Paulo (SP) e em mais três estados brasileiros. O que se pretende é trazer respostas não apenas aos integrantes desse microcosmo, mas à comunidade acadêmica, que viria a ter nesse trabalho mais um recurso para reflexões sobre a comunicação corporativa, o sujeito e o protagonista, à luz dos paradigmas da complexidade abordada por autores como Edgar Morin; da integração dos saberes da comunicação organizacional de que fala Margarida Kunsch, dos signos da compreensão e da relação, que são objetos de estudo dos pesquisadores Dimas A. Künsch e Cremilda Medina, respectivamente; e dos “olhares insubordinados”, como o da jornalista Eliane Brum.

Palavras-chave: Jornalismo. Comunicação Interna. Comunicação Organizacional. Protagonismo Receptor.